loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 09/02/2026 | Ano | Nº 6157
Maceió, AL
26° Tempo
Home > colunistas > Integração

Crise hídrica

Deputada e prefeita cobram da BRK solução para falhas no abastecimento em municípios alagoanos

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Abastecimento

A deputada estadual Fátima Canuto e a prefeita de Pilar, Fátima Rezende, estiveram, na última sexta-feira (6), na sede da BRK para cobrar uma solução para os problemas no abastecimento de água que atingem diversos municípios alagoanos, com ênfase em Atalaia, Pilar, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco.

Problema recorrente

A parlamentar afirmou que o problema é recorrente e que, apesar das reiteradas solicitações por providências, não houve melhora na qualidade do serviço. Fátima Canuto questionou quais investimentos já foram realizados pela empresa, quais são os planos previstos para os próximos anos e os prazos de execução. A deputada também cobrou informações sobre a desapropriação publicada no Diário Oficial para a implantação de uma estação de tratamento de água, além de esclarecimentos sobre a substituição dos poços e a origem da nova captação.

Achado marítimo

Caçadores de tesouro do Rio Grande do Norte localizaram uma hélice de navio avaliada em cerca de R$ 1 milhão, submersa no mar do município de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. A peça, que pesa aproximadamente 18 toneladas e tem cerca de 10 metros de diâmetro, foi içada à superfície com o auxílio de bujões e, atualmente, permanece junto a uma embarcação atracada na cidade.

Capitania dos Portos

A Capitania dos Portos informou que enviou uma guarnição ao local no domingo para apurar a ocorrência e alertou que material de valor histórico não pode ser apropriado por particulares, pois integra o patrimônio histórico da União e, como tal, deve ser devolvido.

Balsa

A travessia de balsa entre Japaratinga e Porto de Pedras é um atrativo turístico que precisa ser pensado como tal. Para que a travessia seja dedicada prioritariamente ao turismo, é preciso melhorar o serviço, com embarcações preparadas para essa finalidade e com estrutura que permita, inclusive, passeios pelo rio Manguaba. Para isso, será necessário ordenar o uso dessas embarcações, evitando a superlotação de veículos.

Critérios

Caso as balsas fossem destinadas exclusivamente à travessia turística, haveria uma redução significativa da fila quilométrica que se forma, com tempo de espera de duas horas ou mais. Uma das medidas possíveis seria restringir a travessia de caminhões, veículos de carga em geral, ônibus e até micro-ônibus.

Carnaval

A Prefeitura de Olho d’Água do Casado anunciou o cronograma oficial do Portal dos Cânions Folia 2026. A festividade busca unir a tradição do Carnaval de rua ao potencial turístico da região, oferecendo atividades que vão desde desfiles temáticos no Centro até apresentações musicais na orla fluvial do município.

Programação

A celebração tem início na quinta-feira (12), às 16h, com a saída do Bloco da Assistência, na sede do CRAS. Na sexta-feira (13), a programação se intensifica com foco em diferentes públicos, incluindo o Bloco Infantil “O Mundo da Fantasia”, que se concentra no Trevo da cidade, às 16h30, seguido pelos blocos da Saúde e o feminino “Deixa Elas”, ambos a partir das 18h.

Relacionadas