loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 20/02/2026 | Ano | Nº 6165
Maceió, AL
27° Tempo
Home > colunistas > Integração

MEIO AMBIENTE

IMA e Codevasf iniciam revisão do Plano de Manejo da APA da Marituba do Peixe

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

APA DA MARITUBA DO PEIXE

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) reuniram-se com representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), integrante do Conselho Gestor da APA da Marituba do Peixe, para discutir e estruturar os passos iniciais da revisão do Plano de Manejo da unidade de conservação.

PARCERIAS

Durante o encontro, foram formalizadas parcerias e definidas possíveis contribuições para a condução do processo de revisão. Segundo Alex Nazário, gerente do setor de Unidades de Conservação do IMA/AL, a expectativa é garantir o envolvimento de todo o Conselho Gestor e das instituições que participam da administração da APA, conhecida como Pantanal Alagoano.

PLANO DE MANEJO

Com 20 anos de vigência, o Plano de Manejo da APA da Marituba do Peixe foi implantado em 2006 e conta com um Conselho Gestor atuante. Entre os marcos de sua implementação estão a retirada da cana-de-açúcar do interior da área protegida e a execução de programas voltados à educação ambiental e à instalação de módulos sanitários em povoados próximos à várzea do Marituba.

DETRAN NAS ESCOLAS

O trânsito vai além da circulação de veículos nas rodovias: trata-se também de um espaço de convivência social, que exige preparo tanto de pedestres quanto de condutores. Com foco na promoção da segurança viária, o programa Detran na Escola completa dois anos após alcançar 506 unidades de ensino em 76 municípios alagoanos. O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) consolida, assim, uma das principais políticas públicas voltadas à formação de uma cultura de segurança no trânsito no Estado.

ESTUDANTES

Mais de 165 mil estudantes já participaram das atividades da iniciativa, e cerca de 1.500 educadores receberam formação específica para trabalhar o tema em sala de aula. Voltado a alunos da educação infantil ao ensino médio, o programa atua de forma interdisciplinar, integrando a temática do trânsito às diferentes áreas do conhecimento e à realidade de cada região.

PARCERIAS ACADÊMICAS

Em parceria com o programa Conexão DNIT, cuja plataforma funciona como ferramenta de apoio pedagógico com suporte técnico e metodológico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Detran na Escola também atua na formação de futuros docentes. Em articulação com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no âmbito do Curso de Formação de Multiplicadores, a iniciativa já alcançou 600 universitários dos cursos de Pedagogia e Geografia.

RIZICULTURA

A atuação do governo de Alagoas no Baixo São Francisco tem apresentado resultados positivos na produção de arroz. Por meio do programa Alagoas Mais Arroz, executado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), os produtores locais recebem capacitação e orientação sobre manejos produtivos que oportunizam aumento na rentabilidade, fortalecendo a rizicultura no estado.

Relacionadas