app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5822
Internacional

Pesquisadores encontram f�ssil de barata gigante

Por | Edição do dia 10/11/2002 - Matéria atualizada em 10/11/2002 às 00h00

Cientistas encontraram o fóssil de uma barata gigante, de nove centímetros, que viveu há 300 milhões de anos - 55 milhões de anos antes do aparecimento do primeiro dinossauro. O animal, que pertence à época em que a terra era um grande pântano tropical, foi encontrado enterrado em uma mina de carvão no oeste do estado de Ohio, nos Estados Unidos. Cientistas dizem que a descoberta pode servir como caminho para estudos sobre vidas no passado e como o clima da terra mudou o curso da história. Cary Easterday, geologista da Universidade Estadual de Ohio, faz parte da equipe que encontrou o fóssil. “Normalmente, nós só conseguimos encontrar fósseis de cascos e ossos, porque eles possuem maior quantidade de minerais o que aumenta suas chances de preservação”, disse o geologista. “Mas há alguma coisa incomum sobre a química deste animal antigo que preservou organismos sem cascos ou ossos, com inacreditáveis detalhes”, completou. As pernas, antenas e partes da boca estavam preservadas. A criatura tem o dobro do tamanho da maior barata encontrada hoje na América do Norte.

Mais matérias