app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5885
Internacional Mais de 50 mil pessoas já fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa, informou Alto Comissariado

EMBAIXADA DO BRASIL ANUNCIA TREM DE PARTIDA

.

Por Folhapress | Edição do dia 26/02/2022 - Matéria atualizada em 26/02/2022 às 04h00

São Paulo, SP – A Embaixada do Brasil na Ucrânia anunciou nesta sexta-feira (25) que brasileiros e outros cidadãos latino-americanos poderão deixar Kiev por meio de um trem que partiria às 22h da estação central da capital, com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país. O órgão afirma, porém, que não poderá prestar ajuda para o trajeto até a fronteira com a Romênia. E que não tem como garantir a partida ou lugares suficientes. “Prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos. Viajantes que tenham sucesso em partir com o trem deverão ter em conta relevantes dificuldades na chegada, onde há problemas com a falta de hospedagem, transporte para a fronteira, bem como longas filas na imigração”, afirma. A Embaixada ainda diz que “a situação de segurança e de disponibilidade de transporte na cidade é instável” e que mudanças podem ocorrer a qualquer momento. “Caso considerem que a situação de segurança em suas localidades o permita, cidadãos brasileiros e latino-americanos registrados junto à Embaixada poderão dirigir-se à estação para tentar embarcar. Não é necessário comprar bilhetes. A chefia da estação está avisada do assunto, e buscará atender os cidadãos brasileiros e latino-americanos”, afirma em comunicado transmitido por meio de seu canal no Telegram.

REFUGIADOS

Mais de 50 mil pessoas já fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa, informou o Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados). A maioria teria ido em direção à Moldávia e à Polônia -este último, o maior país da divisa oeste da Ucrânia. As duas nações compartilham 535 km de fronteira.

Na quinta (24), as Nações Unidas informaram que mais de 100 mil pessoas já haviam se deslocado devido ao conflito. Neste caso, os números englobam aqueles ucranianos que se deslocaram internamente e os que fugiram para outros países. Estima-se que essa migração possa envolver até 5 milhões de moradores, sendo que 3 milhões devem ir para a Polônia.

Mais matérias
desta edição