Decisões!
Finais da Copa América e Eurocopa serão disputadas neste domingo (14)
No período da tarde, Espanha e Inglaterra duelam; já à noite, é a vez de Colômbia e Argentina


O final de semana está recheado de decisões pelo mundo. Neste domingo (14), duas grandes partidas prometem parar o mundo do futebol: Espanha x Inglaterra e Argentina x Colômbia, nas grandes finais da Eurocopa e Copa América, respectivamente.
As partidas acontecem em horários distintos. Porém, para a final da Copa América há uma grande expectativa, mesmo após a eliminação da Seleção Brasileira.
O duelo final da Copa América será às 21 horas (horário de Brasília), e colocará frente a frente os argentinos, que foram campeões na última edição e são guiados por Lionel Messi, contra os colombianos, que voltam a uma grande final de torneio pela primeira vezes desde 2001. A equipe tem como destaque a dupla Luis Diaz e James Rodriguez.
Para a partida, o treinador Lionel Scaloni já planeja uma mudança. De acordo com apuração da ESPN Argentina, o treinador quer realizar alteração na equipe. No entanto, isso acontecerá sem tirar nomes do 11 inicial, e sim fazendo um ajuste de posicionamento do time.
Segundo fontes, a intenção de Scaloni é repetir a mesma escalação que venceu o Canadá por 2 a 0, na última segunda-feira (9), pela semifinal, mas com um retoque na posição dos jogadores.
A ideia do comandante da Albiceleste é melhorar seu ataque pelas pontas, fazendo duas “dobradinhas”: Di María com Tagliafico pela esquerda, De Paul e Montiel pela direita. Assim, Mac Allister ficaria mais centralizado pelo meio, fechando o setor ao lado de Enzo Fernández.
Com isso, a escalação da Argentina para esta finalíssima deve ter: Emiliano “Dibu” Martínez; Montiel, Romero, Lisandro Martínez e Tagliafico; De Paul, Enzo Fernández e Mac Allister, Di María; Messi e Julián Álvarez.
Já a Colômbia deve atuar com: Colômbia: Vargas; Santiago Arias, Sánchez, Cuesta e Mojica; Lerma, Richard Ríos (Uribe), Jhon Arias e James Rodríguez; Luis Díaz e Jhon Córdoba.
A arbitragem terá: Raphael Claus, auxiliado por Bruno Pires e Rodrigo Correa. VAR: Rodolpho Toski (quarteto brasileiro).
E NA EUROCOPA...
Na final da Eurocopa, marcada para este domingo (14), Inglaterra e Espanha se enfrentam, no Estádio Olímpico de Berlim, às 16 horas, e vivem uma fase curiosa: ambas as seleções tiveram dificuldades contra seleções sul-americanas nos últimos tempos.
A seleção sul-americana que mais chama atenção é a Colômbia. Com a chegada do técnico argentino Néstor Lorenzo, eles chegaram a 28 jogos de invencibilidade: foram 18 vitórias e seis empates, além dos outros quatro jogos anteriores. A última derrota da seleção colombiana foi em fevereiro de 2022, por 1 a 0 para a Argentina, durante as eliminatórias daquele ano.
As finalistas ficaram lembradas pelos amistosos contra o Brasil em março deste ano, nos primeiros dois jogos no comando de Dorival Júnior. Segundo estatísticas do Sofascore, Espanha e Inglaterra, nos últimos dez anos, venceram apenas uma vez contra seleções da América do Sul. Veja o retrospecto dos finalistas da Eurocopa.
Espanha contra seleções sul-americanas nos últimos 10 anos: Espanha 0 x 1 Colômbia (Amistosos - mar/2024); Espanha 3 x 3 Brasil (Amistosos - mar/2024); Espanha 6 x 1 Argentina (Amistosos - mar/2018); Espanha 2 x 2 Colômbia (Amistosos - jun/2017); Espanha 0 x 2 Chile (Copa do Mundo 2014).
Inglaterra contra seleções sul-americanas nos últimos 10 anos: Inglaterra 0 x 1 Brasil (Amistosos - mar/2024); Inglaterra 0 x 0 Brasil (Amistosos - nov/2017); Inglaterra 1 x 2 Uruguai (Copa do Mundo 2014); Inglaterra 2 x 2 Equador (Amistosos - jun/2014); Inglaterra 3 x 0 Peru Amistosos - mai/2014).