loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 25/07/2026 | Ano | Nº 6275
Maceió, AL
26° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Internacional

ESCALADA

Presidente da Síria diz não ter medo de guerra com Israel

novo líder da Síria afirmou que Israel ameaça a estabilidade do país

Ouvir
Compartilhar

Após nova onda de violência na Síria, Israel lançou ataques contra o país que atingiram a capital Damasco

Imagem ilustrativa da imagem Presidente da Síria diz não ter medo de guerra com Israel
| Foto: Divulgação/ Presidência da República Árabe Síria

O presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa, acusou Israel de tentar desestabilizar o país com os recentes bombardeios, e disse não ter medo da guerra. A declaração aconteceu nesta quinta-feira (17), após os ataques israelenses contra o território sírio.

A Síria enfrenta uma nova onda de violência, com conflitos étnicos que mataram mais de 300 pessoas desde o último dia 11 de julho. Os novos confrontos envolvem a minoria drusa, que vive em partes da Síria, e tribos beduínas.

Na tentativa de conter a escalada, o novo governo da Síria, liderado por Ahmed al-Sharaa, enviou tropas para a região de Sweida, onde os combates se concentraram. Os militares, contudo, se uniram aos beduínos na batalha contra os drusos — etnia que mantém relações históricas com Israel.

Shorts Youtube
Play
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Play
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Play
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Play
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Play
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Por conta do que chamou de perseguição contra os drusos na Síria, Israel lançou ataques na Síria.

Dois acordos de cessar-fogo foram anunciados pelo governo da Síria, e tropas governamentais se retiraram de Sweida. O que não impediu Israel de continuar os ataques contra o país.

A sede do exército da Síria, assim como o Palácio Presidencial, ambos na capital Damasco, foram atacados por Israel.

No discurso televisionado, com pouco mais de seis minutos, o novo líder da Síria afirmou que Israel ameaça a estabilidade do país desde a queda de Bashar al-Assad, em dezembro do último ano.

Apesar do recente cessar-fogo anunciado na região de Sweida, al-Sharaa sinalizou que seu país está pronto para confrontos diretos com Israel.

“Não temos medo da guerra e dedicamos nossas vidas a enfrentar desafios e defender nosso povo”, declarou o presidente sírio. “No entanto, colocamos os interesses dos sírios acima do caos e destruição. A decisão ideal nesta fase foi fazer uma escolha prudente para proteger a unidade de nossa pátria e a segurança de seu povo, com base no supremo interesse nacional.”

Sem citar diretamente os drusos, atores centrais da recente onda de violência no país que desencadeou os bombardeios israelenses, al-Sharaa afirmou que seu governo teve sucesso em “restaurar a estabilidade e expulsar facções ilegais” do país.

O processo citado pelo presidente sírio foi iniciado em janeiro deste ano, com o anúncio da dissolução de partidos e grupos armados na Síria, que seriam incorporados as forças governamentais. A medida, porém, não foi bem aceita pelos drusos, que mantêm um pé atrás sobre as intenções da nova administração — composta por antigas fileiras do grupo Hayat Tahrir Al-Sham (HTS).

Conflitos étnicos

Novos conflitos étnicos explodiram na Síria na última semana, após beduínos árabes sunitas, a mesma orientação religiosa do grupo que comanda a Síria atualmente, atacarem e roubarem o carro de um druso na província de Sweida.

Como retaliação, milícias drusas armadas sequestraram beduínos, e a situação escalou. Na tentativa de conter a onda de violência, tropas governamentais foram enviadas para a região, mas passaram a lutar contra os drusos, que mantêm relações históricas com Israel.

Relacionadas