loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 20/08/2025 | Ano | Nº 6036
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Internacional

Tragédia

Ministros de Gana morrem em acidente de helicóptero

Aeronave militar desapareceu do radar logo após decolagem da capital do país

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Os ministros da Defesa e do Meio Ambiente de Gana morreram ontem em um acidente de helicóptero, anunciou a presidência, horas após os militares relatarem o desaparecimento de um helicóptero que transportava três tripulantes e cinco passageiros.

O ministro da Defesa, Edward Omane Boamah, e o ministro do Meio Ambiente, Ibrahim Murtala Muhammed, estavam entre as vítimas do acidente, ocorrido no sul do país, disse Julius Debrah, chefe de gabinete do presidente John Mahama. Todos a bordo morreram, confirmaram autoridades.

“O presidente e o governo prestam suas condolências e solidariedade às famílias de nossos camaradas e soldados que morreram a serviço da nação”, disse Julius Debrah.

As vítimas também incluem Alhaji Muniru Muhammad, coordenador adjunto de segurança nacional e ex-ministro da agricultura, e Samuel Sarpong, vice-presidente do partido Congresso Nacional Democrático (NDC) do presidente Mahama.

A Força Aérea de Gana informou na manhã desta quarta-feira que um helicóptero militar desapareceu do radar logo após a decolagem de Acra, com destino a Obuasi, a noroeste da capital. Boamah chefiava o Ministério da Defesa quando a atividade jihadista na fronteira norte de Gana com Burkina Faso aumentou.

Embora Gana tenha escapado até agora da disseminação da insurgência jihadista que afeta o Sahel, ao contrário de seus vizinhos Togo e Benin, especialistas alertam para o aumento do tráfico de armas e a infiltração de grupos burquinenses que usam o território ganês como retaguarda.

Médico, Boamah ocupou vários cargos governamentais, com destaque para o de Ministro das Comunicações durante o mandato anterior de Mahama (2012-2017). Ele também foi Vice-Ministro do Meio Ambiente.

Gana fortaleceu suas relações diplomáticas com Burkina Faso, Mali e Níger, agora governados por juntas militares em ruptura com a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Edward Omane Boamah liderou uma delegação a Ouagadougou em maio passado e se preparava para publicar uma obra intitulada “Um Homem de Paz em uma Democracia Africana”, dedicada ao ex-presidente John Atta Mills, falecido em 2012.

Muhammed, o ministro do Meio Ambiente, assumiu o cargo enquanto o país luta contra o problema da mineração ilegal e informal de ouro, que devasta terras agrícolas e polui as águas. As bandeiras serão hasteadas a meio mastro, anunciou Julius Debrah. A presidência indicou que John Mahama suspendeu todas as atividades oficiais naquele dia..

Relacionadas