loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 20/08/2025 | Ano | Nº 6036
Maceió, AL
22° Tempo
Home > Internacional

Conflito

Israel intensifica bombardeio em Gaza após anúncio de Netanyahu

Primeiro-ministro disse que espera concluir nova ofensiva contra o Hamas

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Tanques e aviões israelenses bombardearam ontem subúrbios a leste da Cidade de Gaza
Tanques e aviões israelenses bombardearam ontem subúrbios a leste da Cidade de Gaza | Foto: Foto: Mahmoud Issa/Reuters

Áreas a leste da Cidade de Gaza foram alvo ontem dos bombardeios mais pesados em semanas, segundo relatos de palestinos, poucas horas depois de o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ter dito que espera concluir uma nova ofensiva ampliada contra o Hamas “com bastante rapidez”.

Um ataque aéreo também matou seis jornalistas, incluindo Anas Al Sharif, correspondente da Al Jazeera, em uma tenda no complexo do Hospital Al Shifa, na Cidade de Gaza — o ataque mais mortal contra jornalistas durante os 22 meses da atual campanha israelense.

Testemunhas disseram que tanques e aviões israelenses bombardearam Sabra, Zeitoun e Shejaia, três subúrbios a leste da Cidade de Gaza, no norte do território ontem. Muitas famílias deixaram suas casas rumo ao oeste.

Moradores da Cidade de Gaza disseram que essa foi uma das piores noites das últimas semanas, aumentando o temor de que os militares estejam se preparando para uma ofensiva mais profunda na cidade, que, segundo o Hamas, está abrigando cerca de 1 milhão de pessoas após o deslocamento dos moradores da fronteira norte do enclave.

As Forças Armadas israelenses disseram que suas forças dispararam artilharia contra militantes do Hamas na área. Não havia sinais de forças avançando na Cidade de Gaza como parte da ofensiva israelense recém-aprovada, cujo início não era esperado para as próximas semanas.

“Parecia que a guerra estava recomeçando”, disse Amr Salah, 25 anos. “Os tanques dispararam munição contra as casas, várias foram atingidas, e os aviões realizaram o que chamamos de anéis de fogo, em que vários mísseis atingiram estradas no leste de Gaza”, disse ele à Reuters por mensagens.

Os militares israelenses disseram que suas forças desmantelaram no domingo, a leste da Cidade de Gaza, um local que o Hamas usou para disparar foguetes contra comunidades israelenses do outro lado da fronteira.

Netanyahu afirmou no domingo que havia instruído os militares israelenses a acelerar seus planos para a nova ofensiva.

“Quero acabar com a guerra o mais rápido possível, e é por isso que instruí as IDF (Forças de Defesa de Israel) a encurtar o cronograma para tomar o controle da Cidade de Gaza”, afirmou.

Netanyahu disse que a nova ofensiva se concentraria na Cidade de Gaza, que ele descreveu como a “capital do terrorismo” do Hamas. Ele também indicou que a área costeira da região central de Gaza pode ser a próxima, dizendo que os militantes do Hamas também foram empurrados para lá.

Relacionadas