loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 17/10/2025 | Ano | Nº 6077
Maceió, AL
22° Tempo
Home > Internacional

Gaza

Trump dá ultimato ao Hamas: ‘Não teremos escolha a não ser matá-los’

Presidente dos Estados Unidos diz que grupo extremista precisa se desarmar voluntariamente

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Combatente do Hamas controla multidão durante entrega de reféns
Combatente do Hamas controla multidão durante entrega de reféns | Foto: Bashar Taleb AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ontem que, se o Hamas continuar matando pessoas na Faixa de Gaza, ele “não terá escolha a não ser entrar e matá-los”.

Em uma publicação no Truth Social, Trump ameaça novamente o grupo radical Hamas. Ele afirmou que matar as pessoas em Gaza “não era parte do acordo” estabelecido com Israel.

“Se o Hamas continuar a matar pessoas em Gaza, o que não era o acordo, não teremos escolha a não ser entrar e matá-los”, reforçou Trump.

CESSAR-FOGO

O cessar-fogo entre Israel e o Hamas foi estabelecido durante a semana, mediado por Estados Unidos, Catar, Egito e Turquia.

O acordo prevê a troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos, o que constitui a primeira fase do processo.

A segunda fase está sendo discutida, segundo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que não forneceu detalhes sobre o plano.

O presidente norte-americano tem ameaçado o grupo desde que passou a participar como mediador do cessar-fogo na Faixa de Gaza. Na terça-feira (14), afirmou que o Hamas precisa se desarmar voluntariamente e que, caso não o faça, será desarmado à força por Washington.

Israel e o Hamas têm trocado acusações mútuas sobre violações do acordo. De acordo com o governo israelense, o grupo radical não está cumprindo o acordo ao não devolver os restos mortais dos reféns – os quais, segundo o Hamas, não foram localizados.

O grupo, porém, acusou Israel de continuar matando pessoas a tiros na Faixa de Gaza, mesmo com o cessar-fogo, afirmando que isso constitui uma violação.

PLANO DE PAZ

O plano de paz apresentado por Trump, ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, estabelece 20 pontos para um cessar-fogo na Faixa de Gaza. O acordo prevê que o Hamas deve se desarmar e deixar o controle do território palestino.

Trump anunciou, ainda na terça-feira, que a segunda fase do plano já havia começado.

Relacionadas