loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 16/12/2025 | Ano | Nº 6120
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Internacional

Conflito

Trump ordena bloqueio de petroleiros da Venezuela

Medida atinge embarcações sancionadas que entram e saem do país sul-americano

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Trump acusa o governo venezuelano de usar petróleo para financiar atividades criminosas
Trump acusa o governo venezuelano de usar petróleo para financiar atividades criminosas | Foto: EUTERS/Kevin Lamarque

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nessa terça-feira a imposição de um bloqueio “total e completo” a todos os petroleiros sancionados que entram ou saem da Venezuela, em mais uma escalada da pressão econômica e militar sobre o governo de Nicolás Maduro. A medida tem como alvo central a indústria petrolífera, principal fonte de receita do país sul-americano.

Em publicação nas redes sociais, Trump acusou o regime venezuelano de usar o petróleo para financiar atividades criminosas, como narcotráfico, tráfico de pessoas, sequestros e assassinatos.

O presidente norte-americano afirmou ainda que a Venezuela estaria “completamente cercada” por forças navais dos EUA no Caribe e que o contingente militar na região continuará sendo ampliado.

Segundo Trump, o governo de Maduro foi classificado por Washington como uma organização terrorista, o que justificaria a adoção do bloqueio naval. Ele também declarou que não permitirá que um “regime hostil” se apodere de petróleo, terras ou outros ativos, defendendo que esses bens sejam devolvidos aos Estados Unidos.

O anúncio ocorre poucos dias após os EUA apreenderem um petroleiro próximo à costa venezuelana e na sequência da imposição de novas sanções a familiares de Maduro e a seis navios envolvidos no transporte de petróleo do país. Paralelamente, Washington vem intensificando operações militares na região desde agosto, com ações no Caribe e no Pacífico Oriental.

Para analistas, o bloqueio naval representa uma estratégia de estrangulamento econômico para aumentar a pressão sobre Maduro e buscar sua saída do poder, ao mesmo tempo em que evita, ao menos por ora, uma intervenção militar direta em território venezuelano.

DISCURSO

A secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que o presidente dos EUA, Donald Trump, falará sobre as conquistas do seu governo em 2025, em discurso para a nação nesta quarta-feira, às 23h (de Brasília). “O melhor está por vir, como ele sempre fala. Talvez ele também possa dar algumas pistas das políticas que virão no próximo ano”, disse Leavitt, em entrevista para a Fox News na tarde dessa terça-feira, 16, sem dar outros detalhes.

Entre as conquistas deste ano, Leavitt destacou a redução nos preços de gasolina e afirmou ver a possibilidade de que continuem em queda até atingirem nível abaixo de US$ 2 por galão A porta-voz da Casa Branca ainda apontou a expansão do avanço salarial médio nos EUA durante o governo Trump, alegando que as políticas do republicano visam “colocar a América para trabalhar de novo” e com uma força de trabalho mais composta por americanos.

Sobre as prioridades do governo, Leavitt disse que Trump visa “não apenas fortalecer as fronteiras” e endurecer políticas de imigração, mas também ampliar investimentos nos EUA para revitalizar a indústria local.

Mais cedo, Trump havia anunciado seu discurso para a nação na quarta, por meio de publicação na Truth Social, mas sem dar detalhes sobre quais temas seriam abordados.

Relacionadas