loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 28/01/2026 | Ano | Nº 6149
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Internacional

Tensão

Trump diz que ‘enorme armada’ segue rumo ao Irã

Governo iraniano afirma estar pronto para responder a ataque dos EUA

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Trump afirmou que as tropas podem usar violência, se necessário
Trump afirmou que as tropas podem usar violência, se necessário | Foto: Joe Raedle/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ontem que uma “enorme armada” está a caminho do Irã. “Maior do que a frota enviada à Venezuela”, disse. O país do Oriente Médio vive intensos protestos contra o regime de Ali Khamenei, além de um clima de tensão com os EUA.

Enquanto isso, o porta-aviões USS Abraham Lincoln está a caminho do Irã, liderando a tropa militar norte-americana. Trump informou em publicação que as tropas estão dispostas a “utilizar violência, se necessário“, e disse que “o tempo está se esgotando”. Ele pede ao Irã que os dois países possam negociar “um acordo que seja bom para todas as partes”.

A onda de protestos no Irã foi intensificada no fim de dezembro de 2025, em revolta da população contra a crise econômica e às condições sociais no país.

O governo iraniano já admitiu mais de 3 mil mortes durante os protestos. Organizações não governamentais (Ong) contestam o número e alegam haver mais de 5 mil mortos no curso das manifestações no país.

A Ong Ativistas de Direitos Humanos no Irã (HRA) afirma que foram mortos nos protestos ao menos 5.520 civis, incluindo 77 crianças, e outras 77 vítimas fatais ligadas às forças de segurança iranianas.

REAÇÃO

O governo do Irã afirmou que as Forças Armadas do país estão prontas para responder a qualquer possível ataque dos Estados Unidos, conforme o presidente norte-americano, Donald Trump, tem ameaçado nos últimos dias. A declaração foi divulgada pelo chanceler iraniano, Abbas Araghchi, nessa quarta-feira.

“Nossas bravas Forças Armadas estão preparadas — com o dedo no gatilho — para responder imediatamente e poderosamente a QUALQUER agressão contra nossa amada terra, ar e mar”, escreveu o ministro das Relações Exteriores do Irã em um comunicado publicado na rede social X.

A fala de Araghchi surge em meio às ameaças de Trump contra o Irã. Nesta quarta, o presidente dos EUA afirmou que o país persa poderá ser atingido por um ataque “muito pior” do que os bombardeios do último ano, caso o governo do aiatolá Ali Khamenei se recuse a negociar um acordo nuclear.

Desde o início do ano, o líder norte-americano tem ameaçado intervir no Irã devido aos protestos contra o governo iraniano e à grave situação econômica.

Na visão de Teerã, contudo, as manifestações têm sido patrocinadas por Washington, que estaria dando suporte a iranianos com o objetivo de desestabilizar o país.

Relacionadas