Advertência
Marco Rubio ameaça Delcy: ‘Pode ter o destino de Maduro’
Secretário de Estado fez o alerta durante discurso no Senado

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, tem um recado pronto para dar à presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez: ela pode ter o mesmo destino de Nicolás Maduro, preso pelos EUA, se não colaborar com os interesses do governo Trump. O aviso foi dado em discurso no Senado norte-americano, nessa quarta-feira (28). Trechos da fala de Rubio foram divulgados pelo Departamento de Estado dos EUA.
“Estamos preparados para usar a força para garantir a máxima cooperação caso outros métodos fracassem”, diz parte do texto divulgado.
Na semana passada, o presidente dos EUA, Donald Trump, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, disse que já tem 50 milhões de barris de petróleo da Venezuela e que o país sul-americano tem cooperado. Porém, esta semana Delcy deu declarações contra a intervenção dos EUA na Venezuela.
“CHEGA DE ORDENS”
Nessa segunda-feira (26/1), Delcy Rodriguez, em discurso, afirmou que já “chega de ordens de Washington na Venezuela”. Ela disse que a Venezuela deveria resolver seus próprios problemas e que está farta da intervenção de potências estrangeiras.
Porém, ao mesmo tempo, Delcy tem defendido a abertura do setor petrolífero da Venezuela para empresas estrangeiras, enquanto se discute no país uma reforma na principal legislação que rege sobre o petróleo venezuelano.
A presidente interina defende que a Lei de Hidrocarbonetos tenha uma reforma “que incorpore modelos bem-sucedidos, como as PPPs (Parcerias Público-Privadas)”.
