loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 02/02/2026 | Ano | Nº 6152
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Internacional

Oriente Médio

Irã está disposto a encerrar programa nuclear, diz jornal

Segundo o New York Times, medida seria para reduzir a tensão com os EUA após ameaça de Donald Trump

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Trump ameaçou Irã com ação militar
Trump ameaçou Irã com ação militar | Foto: Andrew Harnik/Getty Images

O Irã sinalizou disposição para encerrar ou suspender seu programa nuclear como forma de reduzir as tensões com os Estados Unidos, segundo informou o jornal The New York Times ontem com base em fontes com conhecimento das negociações.

Washington pressiona Teerã a limitar o programa nuclear, sob a alegação de que o país estaria próximo de desenvolver uma arma atômica. O governo iraniano nega e afirma que suas atividades têm fins exclusivamente pacíficos, voltados à geração de energia.

Autoridades dos dois países devem se reunir na sexta-feira (6), na Turquia, para tratar do tema. Participam do encontro o enviado especial do presidente Donald Trump para o Oriente Médio, Steve Witkoff, e o chanceler iraniano Abbas Araghchi.

Segundo o New York Times, o Irã deve discutir a possibilidade de aderir a uma proposta dos Estados Unidos para a criação de um consórcio regional de produção de energia nuclear no Oriente Médio. Outra alternativa em análise seria a suspensão do programa atual para aliviar as tensões.

A reportagem aponta ainda que Teerã avalia enviar urânio enriquecido à Rússia, medida semelhante à adotada em 2015 no acordo nuclear internacional que previa a limitação das atividades nucleares iranianas em troca do alívio de sanções. Na ocasião, mais de 11 toneladas de urânio de baixo enriquecimento foram transferidas. Em 2018, Trump retirou os EUA do acordo e restabeleceu sanções.

As tensões se intensificaram na última semana após novas ameaças do presidente norte-americano, que afirmou estar disposto a autorizar uma ação militar caso não haja acordo. Trump mencionou o envio do porta-aviões USS Abraham Lincoln à região e afirmou que as forças americanas estão prontas para agir “com velocidade e violência”.

O presidente também lembrou o bombardeio de instalações nucleares iranianas realizado em parceria com Israel no ano passado e disse que um novo ataque seria “muito pior”.

Após as declarações, o Irã afirmou estar aberto ao diálogo, mas reiterou que não negociará sob ameaças.

Relacionadas