Diplomacia
Reunião entre Trump e Netanyahu termina sem resultados definitivos
Recentes negociações nucleares entre EUA e Irã foram temas centrais da conversa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que “nada de definitivo” foi alcançado durante a nova reunião com o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, realizada em Washington. O encontro, que durou cerca de três horas, ocorreu ontem.
Em uma publicação divulgada na rede social Truth, o líder norte-americano afirmou que as recentes negociações nucleares entre EUA e Irã foram temas centrais na nova reunião com Netanyahu – a sétima desde que reassumiu a Casa Branca, em janeiro de 2025.
“Foi uma reunião muito produtiva, e a excelente relação entre nossos países continua”, escreveu Trump. “Nada de definitivo foi alcançado, além da minha insistência em que as negociações com o Irã prossigam para verificar se um acordo pode ser concretizado. Caso seja possível, informei ao Primeiro-Ministro que essa será a nossa preferência. Caso contrário, teremos que aguardar o desfecho”.
Na mensagem, o presidente dos EUA voltou a ameaçar o Irã, e sinalizou que o país persa pode voltar a ser alvos de ataques norte-americanos caso não aceite um acordo com Washington.
“Da última vez, o Irã decidiu que era melhor não fazer um acordo e foi atingido pela Operação Martelo da Meia-Noite – o que não funcionou bem para eles. Espero que desta vez sejam mais razoáveis e responsáveis”, disse.
Até o momento o teor completo da reunião não foi divulgado pelos EUA ou Israel. Trump, porém, revelou que a questão da paz na Faixa de Gaza também esteve em pauta nas conversas com o premiê israelense.
