loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 25/07/2026 | Ano | Nº 6275
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Internacional

Tragédia

Canadá: ataque a tiros em escola deixa nove mortos e ao menos 28 feridos

Atiradora era estudante de 18 anos e foi encontrada sem vida dentro da instituição

Ouvir
Compartilhar
Ataque ocorreu em escola da pequena cidade de Tumbler Ridge
Ataque ocorreu em escola da pequena cidade de Tumbler Ridge | Foto: Canadian Press

Um ataque a tiros na Tumbler Ridge Secondary School, na Colúmbia Britânica, deixou 9 mortos e ao menos 28 feridos na terça-feira (10), em um dos episódios mais letais da história do Canadá. Entre as vítimas está a autora dos disparos, encontrada sem vida dentro da escola com indícios de ferimento autoinfligido. Duas pessoas ficaram em estado grave e foram transportadas de helicóptero para hospitais da região.

A Polícia Montada Real Canadense (RCMP) confirmou que a suspeita, uma mulher trans de 18 anos e estudante da instituição, agiu sozinha. A motivação do crime ainda é desconhecida.

Segundo as autoridades, antes de ir até a escola, ela teria matado a mãe e o meio-irmão em uma residência próxima.

Entre os mortos na escola estão uma professora, três alunas e dois alunos, com idades entre 12 e 13 anos. As outras duas vítimas foram localizadas na casa ligada à família da suspeita. Inicialmente, a polícia informou nove mortos pela atiradora, mas revisou o número após a sobrevivência de uma pessoa que havia sido dada como morta e estava em estado crítico.

Shorts Youtube
Play
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Play
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Play
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Play
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Play
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

O ataque ocorreu por volta das 13h20 (19h20 em Brasília), em Tumbler Ridge, município de cerca de 2 mil habitantes situado a 1.155 quilômetros de Vancouver, no sopé das Montanhas Rochosas. A escola atende aproximadamente 160 estudantes do 7º ao 12º ano.

Durante coletiva, o comissário adjunto Dwayne McDonald afirmou que a polícia já havia sido acionada anteriormente para a residência da família, inclusive há cerca de dois anos, quando armas de fogo foram apreendidas e posteriormente devolvidas ao proprietário legal. Parte das ocorrências, segundo ele, estava relacionada a questões de saúde mental. A corporação informou ainda que não foi encontrado bilhete ou qualquer mensagem deixada pela autora.

As aulas foram suspensas por pelo menos uma semana, e equipes de apoio psicológico foram disponibilizadas à comunidade escolar.

Em nota, o Distrito de Tumbler Ridge classificou o episódio como “profundamente perturbador” e afirmou que a cidade está devastada.

DUAS HORAS TRANCADO

O brasileiro Jarbas Noronha, professor da escola, relatou ter permanecido trancado por mais de duas horas com alunos em uma oficina de mecânica automotiva após um estudante alertar sobre os disparos. “Não desejo que nenhuma criança em idade escolar passe pelo que meus alunos passaram”, escreveu nas redes sociais.

A investigação segue em andamento. O caso já é apontado como o terceiro ataque mais mortal da história do país, atrás apenas do massacre da École Polytechnique, em 1989, e dos atentados na Nova Escócia, em 2020.

Relacionadas