loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 17/02/2026 | Ano | Nº 0
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Internacional

Bombardeio

EUA matam 11 pessoas em ataque a embarcações no Caribe e no Pacífico

Segundo governo americano, barcos navegavam por rotas “já conhecidas por atividades de narcotráfico”

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O governo dos Estados Unidos realizou novos bombardeios contra embarcações classificadas como ligadas ao narcotráfico no Caribe e no Pacífico Oriental. A ofensiva ocorreu na noite de segunda-feira (16/2) e deixou ao menos 11 mortos.

As informações foram divulgadas ontem pelo Comando Sul dos Estados Unidos (SOUTHCOM, na sigla em inglês). Segundo o órgão, as três embarcações navegavam por rotas “já conhecidas por atividades de narcotráfico” e estariam envolvidas no transporte de drogas.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento dos ataques.

O Comando Sul informou que quatro homens morreram no primeiro barco interceptado no Pacífico Oriental. Outros quatro foram mortos em uma segunda embarcação na mesma região. No Caribe, três pessoas morreram em um terceiro ataque.

O governo do presidente Donald Trump não divulgou detalhes sobre as vítimas, como nomes ou nacionalidades, nem informou se houve apreensão de drogas. O Departamento de Defesa dos EUA afirmou que nenhum militar norte-americano ficou ferido.

Apesar das alegações, o governo dos EUA não apresentou provas públicas de que as embarcações estavam, de fato, ligadas ao tráfico de drogas, nem detalhou quais evidências embasaram a operação.

As ações fazem parte de uma política mais ampla de combate ao tráfico transnacional, iniciada pelos EUA em setembro de 2025. Desde então, ao menos 140 pessoas morreram em cerca de 40 ataques, segundo dados oficiais.

O governo americano sustenta que as intervenções são baseadas em informações de inteligência que indicariam o envolvimento direto das embarcações com redes criminosas.

Relacionadas