Tragédia
Oito esquiadores morrem após avalanche na Califórnia
Deslizamento atingiu grupo formado por 15 pessoas


Oito esquiadores foram encontrados mortos após uma avalanche registrada na terça-feira (17) no pico Castle, na região da Sierra Nevada, na Califórnia, oeste dos Estados Unidos. A informação foi confirmada nessa quarta-feira (18) pela xerife do condado de Nevada, Shannan Moon, durante coletiva de imprensa. Segundo ela, um integrante do grupo segue desaparecido.
O deslizamento ocorreu por volta das 11h30 (16h30 em Brasília), em uma área turística da Floresta Nacional de Tahoe, e atingiu um grupo formado por 15 pessoas — 11 esquiadores e quatro guias. Inicialmente, as autoridades haviam informado que o grupo tinha 16 integrantes.
Seis esquiadores foram resgatados com vida ainda na terça-feira, durante uma operação que mobilizou dezenas de socorristas. As equipes enfrentaram condições climáticas adversas, com fortes rajadas de vento e nevascas intensas provocadas por uma tempestade que atinge a Califórnia desde segunda-feira.
De acordo com o Gabinete do Xerife do Condado de Nevada, as buscas continuam, mas o trabalho tem sido dificultado pelo mau tempo. As autoridades haviam emitido alerta de avalanche entre a madrugada de terça e a madrugada de quarta-feira para a região da Sierra Nevada, onde o pico Castle está localizado a 2.777 metros de altitude.
O Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos informou que algumas áreas da cordilheira podem acumular até 2,4 metros de neve até o fim desta quarta-feira, quando há previsão de enfraquecimento da tempestade.
