loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 25/07/2026 | Ano | Nº 6275
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Internacional

Oriente Médio

Trump suspende ataques a instalações de energia do Irã por 5 dias

Presidente dos EUA diz que reabertura de Ormuz pode ocorrer “imediatamente”; governo iraniano nega que haja negociações

Ouvir
Compartilhar
Trump disse que manteve conversas boas e produtivas com o Irã
Trump disse que manteve conversas boas e produtivas com o Irã | Foto: Doug Mills/The New York Times

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou ontem a suspensão temporária de eventuais ataques militares contra instalações e usinas do Irã. A medida, segundo a Casa Branca, terá duração inicial de cinco dias e ocorre em meio a sinais de avanço em conversas diplomáticas entre os dois países.

Em comunicado, Trump afirmou que Washington e Teerã mantiveram “conversas muito boas e produtivas” nos últimos dias, com foco em uma possível resolução das hostilidades no Oriente Médio. Com base nesse cenário, o governo norte-americano determinou o adiamento de ações militares contra a infraestrutura energética iraniana, condicionando a decisão à continuidade e ao sucesso das negociações em curso.

O presidente também declarou que o Estreito de Ormuz poderá ser reaberto “imediatamente” caso haja um acordo entre as partes. A via marítima é considerada estratégica para o mercado global, sendo responsável pelo transporte de cerca de 20% do petróleo mundial. Trump indicou, inclusive, a possibilidade de um modelo de controle conjunto da passagem, sob supervisão de autoridades dos dois países.

As declarações foram dadas a jornalistas antes de uma viagem oficial, em meio a questionamentos sobre a estabilidade da principal rota energética do planeta. O republicano voltou a classificar as tratativas como “produtivas” e sugeriu que poderia participar diretamente do monitoramento do estreito ao lado do líder iraniano Mojtaba Khamenei.

Shorts Youtube
Play
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Play
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Play
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Play
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Play
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Apesar do tom otimista de Washington, o governo iraniano nega que haja negociações em andamento. Segundo uma agência ligada à Guarda Revolucionária, autoridades de segurança afirmaram que não há diálogo com os Estados Unidos e que a suspensão dos ataques refletiria, na verdade, a pressão dos mercados internacionais diante da escalada militar.
Mais cedo, Trump havia atribuído a decisão de suspender os ataques ao avanço das conversas diplomáticas. Já Teerã interpretou o movimento como resultado de ameaças militares “sérias e credíveis” feitas pelo país persa, evidenciando a divergência de narrativas em meio à crise.

Relacionadas