Apoio mexicano
Flotilha com 30 toneladas de ajuda humanitária chega a Cuba
A flotinha Nuestra América chegou em Cuba, transportando 30 toneladas de ajuda humanitária para o país latino-americano em meio ao cerco dos Estados Unidos. O comboio chegou à ilha nessa terça-feira (24/3).
Composta por três navios e 40 tripulantes, a missão saiu do porto de Pregreso, localizado no estado de Yucatán, no México, no último dia 20 de março. A flotilha conta com o apoio do governo mexicano, liderado pela presidente Claudia Sheinbaum.
Os esforços internacionais para enviar ajuda à Cuba começaram após nova pressão norte-americana contra a ilha — que já sofre com um embargo econômico desde a década de 1960.
Depois da captura de Nicolás Maduro, o governo Donald Trump iniciou um bloqueio de petróleo contra Cuba. Além disso, o presidente dos EUA autorizou tarifas contra países que enviarem combustível para o país.
Na época, o país liderado por Miguel Díaz-Canel tinha a Venezuela como principal parceiro estratégico na região.