Conflito
Zelensky acusa Rússia de atacar Ucrânia com míssil da Coreia do Norte
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou, nessa quinta-feira (30), que as forças da Rússia utilizaram pela primeira vez um míssil fabricado pela Coreia do Norte durante um ataque contra a Ucrânia.
O ataque, segundo o líder da Ucrânia, ocorreu na região de Radushne, localizada no Oblast de Dnipropetrovsk.
“No ataque em Radushne, os russos utilizaram, pela primeira vez em algum tempo, um míssil norte-coreano, de acordo com dados preliminares”, escreveu Zelensky em um comunicado publicado nas redes sociais.
A Rússia não se pronunciou sobre a acusação até o momento. O ataque de míssil na região ucraniana deixou ao menos seis pessoas mortas. Todas elas da mesma família, segundo a mídia local.
Caso Nayane: laudo do IML não encontra sinais de violência, mas investigação continua
Gari de 31 anos é morto a tiros no Vergel do Lago, em Maceió
Acidente mata agente comunitária de saúde em Palmeira dos Índios
Soluções defensivas do CRB - 30/07/2026
Datas das quartas de finais da Série D definidas - 30/07/2026
Se confirmado, o caso representa um avanço na parceira militar entre Rússia e Coreia do Norte.
Em 2024, os presidentes Vladimir Putin e Kim Jong-un firmaram um acordo de cooperação mútua. Nele ficou definido, entre outros pontos, a ajuda militar mútua caso a Rússia ou a Coreia do Norte sejam atacadas.
De lá pra cá, soldados norte-coreanos foram enviados para o front de batalha, e atuaram, principalmente, na contenção da invasão da Ucrânia na região russa de Kursk.
No último fim de semana, Zelensky fez um novo alerta sobre a parceria. De acordo com o presidente da Ucrânia, Moscou teria solicitado o envio de 30 mil soldados norte-coreanos para apoiar as forças russas no conflito.