loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 18/08/2026 | Ano | Nº 6291
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Internacional

Impasse

Trump posta mapa de Ormuz como território americano

Presidente usou redes sociais para retratar estreito como propriedade dos EUA

Ouvir
Compartilhar
Irã condiciona abertura de Ormuz a cumprimento de acordo
Irã condiciona abertura de Ormuz a cumprimento de acordo | Foto: Reprodução

O presidente Donald Trump usou as redes sociais para publicar mapa que retrata o Estreito de Ormuz como território dos Estados Unidos. A imagem foi publicada na manhã dessa terça-feira (18) e se soma a outras representações parecidas feitas pelo republicano.

Na imagem, a passagem marítima localizada na costa iraniana aparece circulada e identificada como “New U.S. Territory” (Novo território dos Estados Unidos, na tradução para português).

O estreito que divide o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã está no centro de uma guerra no Oriente Médio entre Irã, Israel e Estados Unidos. É pelo corredor marítimo que passa cerca de 20% de todo o petróleo mundial.

Desde o início da guerra, contudo, o governo iraniano ampliou o controle sobre a passagem, restringindo a circulação e atacando embarcações que atravessam a região sem autorização prévia do Irã. Diante da atuação iraniana, os Estados Unidos anunciaram a tomada de controle da via, que passou a ser palco de disputa direta entre Washington e Teerã.

Shorts Youtube
Play
Semana do Patrimônio valoriza história e cultura de Piranhas, em Alagoas

Semana do Patrimônio valoriza história e cultura de Piranhas, em Alagoas

Play
TRE-AL alerta para golpe por telefone que usa nome da Justiça Eleitoral

TRE-AL alerta para golpe por telefone que usa nome da Justiça Eleitoral

Play
Caso Maria Vitória: polícia conclui investigação sobre morte de adolescente de 15 anos em Maceió

Caso Maria Vitória: polícia conclui investigação sobre morte de adolescente de 15 anos em Maceió

Play
Polícia retoma buscas pelo corpo de jovem desaparecida em área próxima à Lagoa Mundaú, em Maceió

Polícia retoma buscas pelo corpo de jovem desaparecida em área próxima à Lagoa Mundaú, em Maceió

Play
Mulher é presa por suspeita de fraude em concurso enquanto fazia curso da Guarda de Rio Largo

Mulher é presa por suspeita de fraude em concurso enquanto fazia curso da Guarda de Rio Largo

TERRITÓRIOS NORTE-AMERICANOS

Não é a primeira vez que Donald Trump usa as redes sociais para retratar outros territórios “em posse” dos Estados Unidos. No início deste mês, o mandatário dos EUA voltou a publicar foto que mostra a Venezuela como o “51º estado norte-americano”.

O discurso de anexação ou conversão de países em novos estados norte-americanos também já foi usado por Trump contra o Canadá e a Groenlândia.

ESTREITO FECHADO

O presidente do Parlamento do Irã, Mohammad Bagher Ghalibaf, disse ontem que o Estreito de Ormuz não será reaberto até que todos os termos do memorando de entendimento sejam cumpridos. O memorando foi firmado entre o Irã e os Estados Unidos em junho e previa um cessar-fogo de 60 dias, que acabou na segunda-feira (17).

“O Estreito de Ormuz não será reaberto até que o bloqueio seja levantado, os ativos congelados sejam liberados, as sanções ao petróleo sejam removidas, as ameaças militares e operações em todas as frentes sejam encerradas, e os outros termos do Memorando de Entendimentos sejam totalmente cumpridos”, disse, segundo a mídia estatal.

Apesar de ter sido firmado, o acordo durou poucos dias após os EUA acusarem o Irã de romper os termos do memorando e voltar a fazer ofensivas contra o país persa.

AMEAÇAS A OMÃ

Na segunda-feira (17), o presidente Donald Trump ameaçou bombardear Omã caso o país interfira no acordo com o Irã sobre o Estreito de Ormuz.

“Se Omã ficar no caminho, vamos bombardeá-los e destruí-los”, disse Trump à Fox News. Omã é um parceiro histórico dos Estados Unidos e não faz parte do conflito.

Irã e Omã vêm negociando um acordo sobre a navegação no Estreito de Ormuz. “As negociações entre Irã e Omã continuam de maneira séria”, declarou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano na segunda-feira (17).

Relacionadas