app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5854
James Silver

Confira os destaques do colunista nesta edição, 03/01/2020

[email protected]

Por James Silver | Edição do dia 03/01/2020 - Matéria atualizada em 03/01/2020 às 04h00

/O réveillon Celebration foi o local escolhido por celebs para a virada. Enquanto LUCAS VIANA colhia os louros de sua vitória num reality; NICOLE BAHLS (com o husband MARCELO BIMBI) e ADRIANA BOMBOM viraram habitués

CARRO VÉIO

A fusão entre os grupos Peugeot+Fiat Chrysler vai ampliar de forma expressiva a presença internacional da tecnologia brasileira de repasse online de veículos seminovos e usados. A afirmação é de J.R. Caporal, CEO da Auto Avaliar, maior plataforma de comercialização de veículos seminovos e usados do País, com operação em países como Estados Unidos, México, Argentina, Portugal e Chile, sob a marca de Auto Action.


CASH

O tíquete-médio gasto em festas em fim de ano vai chegar a R$ 564,95, incluindo despesas com viagens e alimentação, média maior que a de 2018, quando o total ficou em R$ 482,54.


O réveillon Celebration foi o local escolhido por celebs para a virada. Enquanto LUCAS VIANA colhia os louros de sua vitória num reality; NICOLE BAHLS (com o husband MARCELO BIMBI) e ADRIANA BOMBOM viraram habitués
O réveillon Celebration foi o local escolhido por celebs para a virada. Enquanto LUCAS VIANA colhia os louros de sua vitória num reality; NICOLE BAHLS (com o husband MARCELO BIMBI) e ADRIANA BOMBOM viraram habitués - Foto: MCZ40GRAUS
 

COFRINHO

Mas como a chegada de um novo ano estimula muitos a traçarem metas financeiras. E diante de uma perspectiva melhor para a economia em 2020, a esperança em conseguir realizá-las também ganha força. Dados apurados pela CNDL e pelo SPC mostram que pelo segundo ano seguido, guardar dinheiro figura como a principal meta financeira do brasileiro para este ano (49%).


E MAIS...

Além disso, 30% planejam fazer uma viagem, 28% pretendem comprar ou reformar a casa e 27% querem tirar as finanças do vermelho.


PING PONG


Quem?

Guilherme Lages é economista e CEO da SG Investimentos. Especialista em Finanças, Investimentos e Banking (PUC-RS), possui MBA em Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).


Foto: MCZ40GRAUS
 

A quantas anda nossa economia?

Muitas das estimativas para 2019 se concretizaram, outras nem tanto. Uma das maiores frustrações decorreu do desempenho do PIB, que fechou em 1,17%, segundo o último boletim Focus do ano, em linha com o observado em 2017 e 2018.

 

Como esses dados afetam os investimentos?

A ​renda fixa ​hoje, para o investidor não-profissional, passa a ser utilizada como nos países desenvolvidos: como reserva de emergência ou colchão de segurança. Logo, o objetivo com essa classe de ativos é proporcionar uma reserva de curto prazo, com boa liquidez e baixa volatilidade. Em geral, são investimentos que seguem uma tabela regressiva de IR, iniciando em 22,5% sobre os rendimentos até chegar em 15% após 2 anos.

 

Trocando em miúdos...

A partir de uma boa análise, conseguimos selecionar bons papéis (CDBs, LCIs, LCAs, Títulos Públicos, etc). Estes são ativos que se propõem a acompanhar o CDI ou prover retornos levemente superiores. Como a Selic deve ficar entre 4,5% e 4,0% em 2020, esse é o retorno que você deve esperar nesta categoria.

Mais matérias
desta edição