app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
James Silver

Confira os destaques do colunista nesta edição, 26/03/2020

[email protected]

Por James Silver | Edição do dia 26/03/2020 - Matéria atualizada em 26/03/2020 às 04h00

/Em tempos de quarentena, AGÉLIO NOVAES foca no papel maché para produzir arte

Em tempos de quarentena, AGÉLIO NOVAES foca no papel maché para produzir arte
Em tempos de quarentena, AGÉLIO NOVAES foca no papel maché para produzir arte - Foto: Divulgação
 

+DE 2,5 MILHÕES...

...de pequenos negócios, o setor do varejo enfrenta uma das maiores crises da história, em virtude da expansão da Covid-19 no país. Mesmo com o decreto federal que determinou o fechamento de muitos desses estabelecimentos comerciais, existe um grande número deles ainda funcionando, autorizados pelos governos estaduais e municipais por abastecerem a população com itens básicos como alimentos, remédios, dentre outros de extrema necessidade.


TIPS

A Unidade de Competitividade do Sebrae, gerenciada por César Rissete, preparou uma série de dicas para os pequenos negócios que ainda permanecem abertos ao público, já que o cenário atual é inédito, inesperado e requer todos os cuidados para conter a crise.


TIPS I

1º Proteja sua equipe: disponham de álcool em gel, máscaras e luvas. Faça reuniões reforçando a necessidade de que sejam mantidos cuidados redobrados com a higiene pessoal.

2º Reinvente seu negócio: caso ainda não trabalhe com vendas online e delivery essa é a hora de implementar o serviço.


TIPS II

3º Inove dentro da crise: reveja o horário de funcionamento. As filas devem respeitar a distância mínima de 2 metros entre as pessoas. Outro ponto importante: os clientes precisam perceber que os cuidados necessários estão sendo tomados no seu negócio. A confiança é fundamental para a fidelização.


TIPS III

4º Reveja seus gastos fixos: reavalie o que for dispensável nesse momento.

5º Renegocie: muitas instituições financeiras já estão abertas a renegociação de prazos, taxas e juros. Veja a possibilidade de negociar prazos de aluguel e demais gastos.



PING PONG


Quem?

Cristianni Gusmão, coordenadora de Nutrição da UNINASSAU.

Foto: Divulgação
 

Alguns alimentos teriam o poder de impedir que pessoas sejam infectadas pelo coronavírus ou é fake news?

O Conselho Federal de Nutrição emitiu uma nota alertando a população e os profissionais da área que, até o momento, não existe nenhuma comprovação de que algum alimento tenha esse poder.


Mas qual o papel da alimentação saudável?

Quando falamos em alimentação saudável estamos falando em variedade, moderação e qualidade. Isso garante nutrientes necessários para que o corpo funcione de forma adequada, prevenindo doenças como hipertensão e diabetes, que colocam seus portadores no grupo de risco.


Há contaminação por alimentação?

Até o momento, todos os relatos são de transmissão de uma pessoa para outra. Porém, também estão valendo as orientações de higienização correta dos alimentos, principalmente os consumidos crus, como frutas e vegetais.

Lembrando que não adianta higienizar o alimento e não higienizar as mãos, ou vice e versa.

É errado usar vinagre. Para essa higienização o indicado é utilizar uma solução de hipoclorito de sódio ou água sanitária, seguindo sempre a orientação expressa na embalagem do produto comprado.

Mais matérias
desta edição