Confira os destaques do colunista nesta edição, 21/04/2020
Por James Silver | Edição do dia 21/04/2020 - Matéria atualizada em 21/04/2020 às 04h00
TALK SHOW
Com objetivo de debater temas relevantes sobre o fashion world e seus possíveis caminhos futuros, Isabella Fiorentino inicia o projeto Moda em Foco.
Entre os convidados, gente do calibre de Glória Kalil, Carlos Ferreirinha, Fernanda Motta e Silvia Braz.
Em tempos de Covid-19, of course, o formato foi adaptado para lives
EAD
Compromisso #PeloFuturoAgora, da Fundação Lemann, reúne projetos de aprendizagem remota para beneficiar milhões de alunos durante a pandemia. Iniciativas têm objetivo de mitigar os impactos do isolamento social na educação e garantir que alunos sigam aprendendo e se desenvolvendo remotamente.
MEETING
Esta coluna atendeu o convite do Sebrae+Caixa para o anúncio de parceria que viabilizará operações de crédito especial para micro e pequenas empresas.
A collab foi transmitida ao vivo com a participação de Carlos da Costa, Pedro Guimarães, Carlos Melles e do assessor especial do ministro da Economia, Guilherme Afif Domingos.
MEETING II
Falando no Sebrae... ele está disponibilizando 450 tipos de soluções para que os pequenos negócios enfrentem a crise provocada pela COVID-19. São estratégias nas áreas de negócios, finanças, crédito e legislação. São oferecidos vídeos, tutoriais, cursos on-line, atendimento aos empreendedores, artigos e lives, dentre muitas outras iniciativas.
Até agora, mais de 500 mil pequenos negócios procuraram o serviço, desde o alastramento da pandemia, em março deste ano.
PING PONG
Quem?
MAURÍCIO MACIAS, cardiologista clínico do Hapvida Maceió e membro da Sociedade de Cardiologia de Alagoas.
É verdade que doença cardiovascular pode agravar a evolução do vírus?
De acordo com um estudo recente conduzido pela American College of Cardiology, dentre os pacientes hospitalizados pelo novo coronavírus, 40% possuíam doença cardiovascular ou cerebrovascular. Entre os casos fatais, 33% tinham acometimento cardíaco associado e 7% acometimento cardíaco isolado.
O estado inflamatório crônico pode sim agravar a evolução do vírus. Por isso, os indivíduos que têm pressão alta devem redobrar a atenção com a saúde durante a pandemia.
Como fortalecer o sistema imunológico?
A infecção do coronavírus gera um total desequilíbrio dos sistemas, agravando e potencializando ainda mais a ação viral nesse grupo de doentes.
A minha dica é intensificar os cuidados com a alimentação e exercícios para fortalecer o sistema imunológico. E, claro, só sair de casa se for realmente necessário.
Como prevenir a hipertensão arterial e outras doenças cardiovasculares?
Todas as pessoas devem realizar check-up anual. Já o indivíduo hipertenso deve realizar um controle mais rigoroso a cada três meses, até ter um controle mais estável da pressão, depois passamos as consultas para cada seis meses.
Uma hipertensão mal controlada pode gerar complicações como AVCs e infarto agudo do miocárdio, seguido por insuficiência cardíaca e insuficiência real.