loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 04/08/2026 | Ano | Nº 6281
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > colunistas > James Silver

James Silver

Confira os destaques do colunista nesta edição, 01/05/2020

[email protected]

Ouvir
Compartilhar

WORK

Hoje comemora-se o Dia do Trabalhador, data que surgiu em Chicago, nos Estados Unidos, quando, em 1º de maio de 1886, diversos trabalhadores foram às ruas para protestar contra jornada exaustiva diária, que podia chegar até 17 horas. Desde então, as mudanças no mercado de trabalho viraram uma realidade comum durante a industrialização.

SOLIDARIEDADE

Neste mote, o Maceió Shopping+Turma da Lalá armam movimento solidário, com doação de produtos não perecíveis e material de limpeza. A campanha solidária acontece no horário de 14 até 18h, no estacionamento, em sistema drive thru.

Shorts Youtube
Play
PM é preso após atirar em dono de oficina; vídeo mostra ação

PM é preso após atirar em dono de oficina; vídeo mostra ação

Play
Vestido de palhaço e com uma faca, homem tenta invadir casa

Vestido de palhaço e com uma faca, homem tenta invadir casa

Play
Fuga em massa: presos arrancam vaso sanitário e escapam

Fuga em massa: presos arrancam vaso sanitário e escapam

Play
Caseiro reage a assalto e é morto com tiro na cabeça

Caseiro reage a assalto e é morto com tiro na cabeça

Play
Mãe que perdeu filho para serial killer de Maceió encontra na confeitaria  novo sentido para a vida

Mãe que perdeu filho para serial killer de Maceió encontra na confeitaria novo sentido para a vida

A quantidade arrecadada será doada para a Fraternidade Casa de Ranquines, que promove ações com comunidades em situação de vulnerabilidade social e durante a pandemia do coronavírus está abrigando moradores de rua.

ABRE ASPAS

“Nosso objetivo é conseguir mobilizar muitas pessoas para ajudar aqueles que estão enfrentando, além do confinamento, a falta de comida”.

FABIANO SAID, gerente de Marketing do Maceió Shopping.

Na moldura com a BFF, Maria Cerqueira, INEZ FONSECA foi a aniversariante mais lembrada de ontem...
Na moldura com a BFF, Maria Cerqueira, INEZ FONSECA foi a aniversariante mais lembrada de ontem... | Foto: ARQUIVO PESSOAL
... enquanto o artista plástico alagoano (radicado em SP) HEWAY VERÇOSA será felicitado hoje por mais um outono
... enquanto o artista plástico alagoano (radicado em SP) HEWAY VERÇOSA será felicitado hoje por mais um outono | Foto: ARQUIVO PESSOAL

ROBÓTICA

A pandemia está demonstrando o quanto os recentes recursos da tecnologia aliada à saúde são ferramentas úteis para lidar com uma doença altamente contagiosa. Esse objetivo levou um grupo de professores do Ifal a desenvolver um robô capaz de combater o coronavírus, especialmente em ambientes hospitalares: o “Lampião” - desenvolvido por Alberto Jorge Santos, Jacksiel Abreu, Allisson Nascimento, Rômulo Omena e Demétrius Morilla.

Os pesquisadores criaram, de forma artesanal, um robô com materiais simples (uma “carcaça” de plástico, pneus pequenos para locomoção, inteligência armazenada em uma placa arduíno e lâmpadas UV), capaz de destruir o vírus, tendo como referência modelos já adotados na China, Singapura e em países europeus.

No Brasil, os alagoanos são pioneiros, devido à fabricação artesanal do protótipo, utilizando tecnologia de radiação Ultravioleta – tipo C (raios UV-C) em lâmpadas acopladas ao robô. Quando acionadas, via controle remoto, as lâmpadas destroem o material genético do vírus, eliminando-o.

É orgulho que fala?!?

Relacionadas