Confira os destaques do colunista nesta edição, 01/05/2020
Por James Silver | Edição do dia 01/05/2020 - Matéria atualizada em 01/05/2020 às 04h00
WORK
Hoje comemora-se o Dia do Trabalhador, data que surgiu em Chicago, nos Estados Unidos, quando, em 1º de maio de 1886, diversos trabalhadores foram às ruas para protestar contra jornada exaustiva diária, que podia chegar até 17 horas. Desde então, as mudanças no mercado de trabalho viraram uma realidade comum durante a industrialização.
SOLIDARIEDADE
Neste mote, o Maceió Shopping+Turma da Lalá armam movimento solidário, com doação de produtos não perecíveis e material de limpeza. A campanha solidária acontece no horário de 14 até 18h, no estacionamento, em sistema drive thru.
A quantidade arrecadada será doada para a Fraternidade Casa de Ranquines, que promove ações com comunidades em situação de vulnerabilidade social e durante a pandemia do coronavírus está abrigando moradores de rua.
ABRE ASPAS
“Nosso objetivo é conseguir mobilizar muitas pessoas para ajudar aqueles que estão enfrentando, além do confinamento, a falta de comida”.
FABIANO SAID, gerente de Marketing do Maceió Shopping.
ROBÓTICA
A pandemia está demonstrando o quanto os recentes recursos da tecnologia aliada à saúde são ferramentas úteis para lidar com uma doença altamente contagiosa. Esse objetivo levou um grupo de professores do Ifal a desenvolver um robô capaz de combater o coronavírus, especialmente em ambientes hospitalares: o “Lampião” - desenvolvido por Alberto Jorge Santos, Jacksiel Abreu, Allisson Nascimento, Rômulo Omena e Demétrius Morilla.
Os pesquisadores criaram, de forma artesanal, um robô com materiais simples (uma “carcaça” de plástico, pneus pequenos para locomoção, inteligência armazenada em uma placa arduíno e lâmpadas UV), capaz de destruir o vírus, tendo como referência modelos já adotados na China, Singapura e em países europeus.
No Brasil, os alagoanos são pioneiros, devido à fabricação artesanal do protótipo, utilizando tecnologia de radiação Ultravioleta – tipo C (raios UV-C) em lâmpadas acopladas ao robô. Quando acionadas, via controle remoto, as lâmpadas destroem o material genético do vírus, eliminando-o.
É orgulho que fala?!?