Confira os destaques do colunista nesta edição, 21/05/2020
Por James Silver | Edição do dia 21/05/2020 - Matéria atualizada em 21/05/2020 às 04h00
REALITY SHOW
A presença do chef alagoano Serginho Jucá - no Time Leo Paixão - tem aumentado a audiência da 2ª temporada do reality culinário ‘Mestre do Sabor’, nas quintas à noite, na Globo.
Figura fácil no circuito gourmet local - e com o DNA da lendária Yêda Rocha - o chef já teve restô em Maceió, mas atualmente mora em São Miguel dos Milagres.
A expectativa vai para a performance do profissional no episódio de hoje à noite, após ter brilhado na semana passada com uma receita agridoce.
FAX... FAX
Chandon acaba de anunciar seu projeto Share the Love, uma rede de solidariedade em apoio aos restaurantes parceiros da marca...
Além deste apoio, dando continuidade a parceria com a Reserva no projeto 1P=5P, para cada garrafa de espumante, pedida nos restôs para consumo em casa a marca ajudará a viabilizar cinco pratos de comida, em parceria com a ONG Banco de Alimentos...
A Seris contabilizou 19 casos confirmados de Covid-19 entre servidores penitenciários e um óbito. Não há registro, porém, entre os reeducandos...
Senivaldo Liberato lidera nesta quinta, a partir de 19 horas, palestra online e gratuita de educação fiscal e financeira abordando o orçamento doméstico nesse tempo de crise...
Já a Federação Sul Americana de Krav Maga lança curso gratuito para o controle do medo e das reações em crises...
Ministrada por Grão Mestre Kobi, a Semana será online, aberta a qualquer pessoa interessada e mostrará como é possível dominar o medo e agir de forma segura em situações de crise, como a violência ou o confinamento.
PING PONG
Quem?
JESSICA COSTA, farmacêutica e membro do grupo de trabalho de ensino e pesquisa do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas
O uso de Annita (não é a cantora!) tem comprovação científica contra a covid-19?
O CRF faz um alerta especial quanto à automedicação com fármacos que tem sido apontados no tratamento do Covid-19 e que tem levado a população a adquirir estes medicamentos sem qualquer orientação.
A nitazoxanida, conhecida como Annita, cujos testes estão sendo realizados, é um desses exemplos. Assim como a ivermectina que também se enquadra como anti-helmíntico. Ainda não existem comprovações cientificas sob sua eficácia no tratamento, portanto não é recomendado a automedicação.
Esse uso incorreto pode acarretar o agravamento de uma doença, ou mesmo esconder sintomas?
Sim. Entre os riscos mais frequentes estão o perigo de intoxicação e resistência. O melhor é se resguardar e seguir as normas da OMS.
É exigida prescrição médica?
Desde 15 de abril, a Anvisa inclui este medicamento na lista de substâncias entorpecentes, psicotrópicas, precursoras e outras sob controle especial, com isso, a venda do medicamento Annita também fica sujeita à retenção da receita de controle especial em duas vias, sendo a 1ª via retida no estabelecimento farmacêutico e a 2ª via devolvida ao paciente.