James Silver
Confira os destaques do colunista nesta edição, 06/08/2020
[email protected]

PRATA DA CASA
Na última década ele tem se destacado como uma das maiores referências da percussão no Brasil. Dono de um estilo incomparável, que mistura ritmos afro-brasileiros com influências da cultura popular em firme diálogo com os sons contemporâneos e efeitos sonoros eletrônicos. Estamos falando do alagoano Wilson Santos que emplacou uma de suas músicas na Série documental gastronômica “Street Food América Latina”, da Netflix.
PRATA DA CASA II
A produção, de alcance internacional, está sendo exibida desde 21 Julho com sucesso incontestável. Dos mesmos criadores de Chefs Table, a segunda temporada de Street Food América Latina tem como foco a culinária popular de rua e suas peculiaridades na América Latina. A música “Helena” - gravada em 2009, fruto da parceria com a gravadora britânica Far Out Recordings com quem o artista mantém contrato desde de 2010 - é exibida no segundo episódio da série, que se passa em Salvador.

ABRE ASPAS
“Recebi a notícia com grande surpresa e felicidade, não é toda hora que temos a honra de ver nossa arte sendo valorizada e reconhecida dessa forma por produtores de renome e que tem acesso a muito material sonoro, se tratando de uma obra cinematográfica produzida em Hollywood. Desse modo a felicidade vem junto com a responsabilidade de estar, mesmo que involuntariamente, representando a musicalidade alagoana em sua beleza e diversidade. Só tenho a agradecer por todas as influências sonoras que tive a oportunidade de vivenciar em minha querida terra, e pela parceria contínua com a Secult pela parceria contínua em fortalecer esse e outros projetos, sem isso nada disso seria possível”.
WILSON SANTOS, percussionista

PING PONG
Quem?
JOSÉ DA SILVA LEITÃO, cardiologista do Hapvida

Colesterol alto aumenta risco de infarto e AVC:
Sim, é um dos problemas de saúde mais comuns entre os brasileiros. De acordo com a OPAS, 61,5% das pessoas possuem hipercolesteromia no Brasil. O Dia Nacional de Combate ao Colesterol, comemorado no próximo sábado (8), alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares.
O colesterol elevado está relacionado a quais fatores?
Os principais são sedentarismo, consumo de carboidratos e açúcares em excesso, diabetes e obesidade. Mas o que nem todo mundo sabe é que a hipercolesteromia também pode estar associada a fatores genéticos. O histórico familiar também é um fator de risco e a melhor prevenção, com certeza, é o diagnóstico precoce.
Qual o melhor tratamento?
Uma dieta equilibrada orientada popr um profissional qualificado. A prática de atividades físicas também é muito importante. Em alguns casos, é necessário fazer uso de medicamentos, já que doenças cardiovasculares matam uma pessoa a cada 90 segundos no país.