Confira os destaques do colunista nesta edição, 22/10/2020
Por James Silver | Edição do dia 22/10/2020 - Matéria atualizada em 22/10/2020 às 04h00
SEAL
Com o objetivo de promover um ambiente alimentar mais saudável e sustentável no Brasil, a Anvisa aprovou por unanimidade a revisão dos requisitos de rotulagem nutricional dos alimentos embalados. Uma das principais inovações será a existência na parte da frente e superior do produto de um alerta - uma lupa com fundo preto - para nutrientes críticos à saúde humana, como açúcar, sódio e gorduras saturadas, a chamada rotulagem nutricional frontal.
ALTA VOLTAGEM
Com o início do período mais quente do ano, os hábitos dos alagoanos são modificados. Nesta época, além do aumento do consumo de energia, ocorrem as férias e as festividades de final de ano - esse ano encolhidas devido à pandemia. Para assegurar um fornecimento de energia com qualidade e segurança para a população, a Equatorial tem intensificado as manutenções nas redes elétricas de baixa, média e alta tensão em todo estado, principalmente nas regiões litorâneas e nas localidades de maior fluxo de pessoas durante o verão.
FAX... FAX
Rafa Kalimann, Suzana Gullo e outras celebs se juntam em campanha de conscientização no Outubro Rosa...
Secult lança editais de fomento à cultura por meio da Lei Aldir Blanc...
Ao todo, são 17 certames com um investimento de mais de R$27 milhões...
Hoje quem apaga as velinhas é o indefectível Marcos Leão e Nando Collor de Mello...
Viola Davis é a estrela do evento Cidadão Global 2020..
Em sua terceira edição, on-line e gratuita, fórum que já apresentou Barack Obama terá palestras da atriz e ativista americana.
PING PONG
Quem?
MATHEUS PIRES, médico neurologista
Um levantamento da SBC mostrou que os óbitos por AVC registrou queda de 5% durante o período da pandemia:
Ainda que este dado pareça animador, o AVC é a segunda maior causa de morte no mundo, por isso, 29 de outubro é data escolhida para alertar a sociedade sobre os riscos desta doença.
Este percentual pode ter acontecido porque as pessoas deixaram de procurar ajuda nos primeiros sinais, dificultando assim o diagnóstico exato.
Como identificar os sintomas?
Os mais comuns são a fraqueza repentina no rosto, braço ou na perna, quase sempre de um lado do corpo. Pode acontecer também dificuldade repentina em andar, tonturas, perda de equilíbrio, dor de cabeça súbita, confusão e dificuldade na fala.
O atendimento precoce é crucial pra salvar paciente...
Este ano, o tema da nossa campanha é: “Tempo é cérebro”, para reforçar a mensagem de que ao identificar os primeiros sinais de um AVC, deve agir rapidamente seja ligando para o SAMU ou levando este paciente para uma unidade hospitalar que possua UTI neurológica para realizar a conduta necessária no menor espaço de tempo.