app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
James Silver

Confira os destaques do colunista nesta edição, 20/11/2020

[email protected]

Por James Silver | Edição do dia 20/11/2020 - Matéria atualizada em 20/11/2020 às 20h50

/Brindando a formatura em Medicina e idade nova, ALFREDO AURÉLIO FILHO ganhou festa para poucos e bons
/KATIANNE WANDERLEY e a família de Alfredinho puxaram o coro de parabéns

FRIENDS&MEDICINE

Com a pandemia, e a impossibilidade da formatura, em Maio, em Medicina, Alfredo Aurélio FIlho - que pretende se especializar em Cardiologia - resolveu brindar aniversário sob a legenda Alfredinho&Friends&Medicine&Bday.

As fotos que ilustram a coluna de hoje mostram bem o clima de good vibes que tomou conta do almoço no weekend.


QUENTINHA

Ainda é lenta a retomada do setor de alimentação, uma das dez atividades mais prejudicadas pela pandemia de Covid-19. Segundo o Índice Cielo/ICVA, bares+restaurantes alcançaram em outubro 73% do faturamento de antes da pandemia. São números animadores, tendo em vista que em abril a queda foi de 74,2%, mas ainda há um longo caminho na retomada de confiança do consumidor.


Brindando a formatura em Medicina e idade nova, ALFREDO AURÉLIO FILHO ganhou festa para poucos e bons
Brindando a formatura em Medicina e idade nova, ALFREDO AURÉLIO FILHO ganhou festa para poucos e bons - Foto: Divulgação
 

 

KATIANNE WANDERLEY e a família de Alfredinho puxaram o coro de parabéns
KATIANNE WANDERLEY e a família de Alfredinho puxaram o coro de parabéns - Foto: Divulgação
 

CATWALK

Marca paraibana realiza desfile na 4ª edição do Brasil Eco Fashion Week. O desfile da Natural Cotton Color é uma retrospectiva dos últimos 15 anos produzindo peças com o algodão colorido orgânico da Paraíba. 

O evento de moda, inovação e sustentabilidade acontece de 18 a 28 de novembro com 33 painéis de conversa, 13 workshops e 18 desfiles.

Do primeiro look lançado na Paraíba passando pelos que foram lançados em feiras internacionais e até mesmo os que nunca subiram à passarela, a CEO Francisca Vieira e Rafael Lemos, designer e estilista do Senai Paraíba, reuniram uma coleção para mostrar no dia 26, às 20h, a atualidade desta marca que desafia o tempo.

 

IN WORKS

Quem passa pela AL 101 Norte já pode perceber o avanço de uma das obras mais importantes que a Equatorial realiza no Estado. Marco inicial do reforço do sistema elétrico para o litoral norte, a construção da subestação Ipioca começou no mês de agosto e está com mais de 50% de execução. As fases de terraplanagem e levantamento das estruturas de concreto já foram realizadas e agora segue a para a montagem dos equipamentos elétricos. 


Foto: Divulgação
 

Foto: Divulgação
 

Foto: Divulgação
 

Foto: Divulgação
 

Foto: Divulgação
 

Foto: Divulgação
 

Foto: Divulgação
 

MEETING

Um ambiente disruptivo, onde os participantes poderão interagir com painelistas e profissionais com interesse em inovação, mudança de mindset e tendências na era digital. Esta é a proposta do Construção Competitiva que o Sinduscon-AL realiza de 24 a 26 de novembro - com aval do Sebrae, FIEA e FNNIC e apoio da Ademi e Coopercon-AL. 


+MEETING 

Voltado para empresários, profissionais da cadeia produtiva, autônomos e estudantes, o evento terá talk com Virginia Haag, primeira brasileira com certificação em abordagem para mudanças de mentalidade de organizações, pelo Instituto Minds at Work, da Universidade de Boston. Ainda no line-up de palestrantes, Egon Daxbacher, Nair Martinenko, Fábio Guisso, Sebastião Braga, Saulo Suassuna, e Fábio Tadeu, da  BRAIN, sobre “panorama de mercado – os impactos causados pelas mudanças culturais, geracionais, demográficas para a concepção de novos empreendimentos”.



PING PONG


Quem?

JOSÉ ARAÚJO, urologista do Hapvida

Foto: Divulgação
 

Novembro Azul: o câncer de próstata pode ser curado se for diagnosticado precocemente?

Sim. A campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde do homem e necessidade da realização de exames preventivos.

Novembro é o mês dedicado ao combate e conscientização do câncer de próstata. A doença, que atinge cerca de 65 mil brasileiros por ano, mata uma pessoa a cada 38 minutos no país, segundo dados mais recentes do Inca. 

Em 2020, o mundo foi surpreendido pela pandemia da covid-19 e, com ela, a diminuição do número de exames preventivos. Mas é importante que todos os homens continuem se cuidando. 


Que fatores de risco podem deixar uma pessoa mais propensa a desenvolver tumores malignos?

Geralmente, a doença atinge pessoas com mais de 50 anos e que possuem histórico de câncer na família.

Alguns hábitos podem aumentar as chances de desenvolver a patologia, como dieta rica em gordura animal, uso do cigarro, obesidade e ser de etnia negra. 


E os sintomas?

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas se estiver em estágio inicial. No entanto, alguns sinais mais comuns relatados pelos pacientes durante o estágio mais avançado da doença são: dor óssea, vontade de urinar com frequência, dor ao urinar, sangue na urina ou no sêmen e dormência nas pernas e nos pés. 


O segredo é o diagnóstico precoce...

É importante que todos os homens a partir dos 50 anos visitem o médico anualmente para a realização dos exames preventivos. Isso porque, se o câncer de próstata for descoberto logo no início, há 90% de chances de cura.

O exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal são os testes mais solicitados. Eles devem ser feito a partir dos 45 anos, se tiver histórico familiar da doença na família, ou a partir dos 50 anos, no caso dos homens que não possuam genética ativa para o câncer de próstata. 


Além do alerta para a doença, o novembro azul também chama atenção para a necessidade de o homem assumir o protagonismo da própria saúde...

Por muito tempo, a ideia de se cuidar esteve relacionada apenas às mulheres e o exame do toque retal está associado á perda da virilidade e masculinidade. Esse cenário está mudando aos poucos. 


Ainda há muito preconceito com o exame?

Cuidar da saúde também é coisa de homem. Por isso, vamos vencer esta luta antes mesmo de ela começar. Consulte o seu urologista regularmente.

Mais matérias
desta edição