James Silver
Confira os destaques do colunista nesta edição, 06/01/2021
[email protected]

ALTO ESCALÃO
Conforme essa coluna antecipou, Ricardinho Santa Ritta foi confirmado na Secretaria do Turismo.
Entre os nomes femininos no secretariado de JHC, Emily Pacheco foi para a Agência Reguladora de Serviços e Mirian Monte
para a Fundação Municipal de Ação Cultural.
A Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social ficou com o delegado Thiago Prado.
Já a Secretaria de Assistência Social foi parar nas mãos do grande empreendedor social Carlos Jorge - responsável pelo Manda Ver, no Vergel. Nossos cumprimentos!
MÁ DIREÇÃO
Desde o início da pandemia, houve uma mudança no perfil psicológico do motorista brasileiro, que passou a ser mais agressivo, imprudente e individualista.
O resultado dessa transformação pôde ser sentido nas rodovias e estradas durante o feriado das festas de fim de ano. Em vários estados aumentou os índices de acidentes+mortes, além de inúmeros flagrantes de imprudência.
PELOTÃO PINK
Sinais de novos tempos, a Recalibração de Normas é uma tendência que aponta que há muita gente disposta a abraçar o novo e suas diferentes formas de manifestação – em gênero, mídia e educação.
Um exemplo é Kyne Santos, uma drag queen filipinacanadense e influenciadora de Matemática. Em seus vídeos, no TikTok e YouTube, ela ensina aos seus mais de 790 mil seguidores sobre história da disciplina e mostra como identificar estatísticas enganosas destacadas pela mídia. E faz tudo isso vestida de maneira glamourosa.
ORANGE
O câncer de pele não melanoma é o tipo mais frequente no mundo. Segundo o INCA, o Brasil lidera as estatísticas e tem cerca de 30% da população que sofre com a doença - com mais de 180 mil novos casos todo ano.
Mas, segundo o Fundo Mundial para Pesquisa em Câncer, esse número não é tão preciso, pois ele nem sempre entra nas estimativas. E foi para conscientizar a população dos riscos da doença que a SBD criou a campanha do Dezembro Laranja, aproveitando o mês que marca o início do Verão. Porém, o assunto não deixa de ser relevante em janeiro, fevereiro...


FAX... FAX
A coluna lamenta o falecimento de Carol Bueno, 46 anos, sócia fundadora da Triptyque Arquitetura...
Seus sócios, Greg Bousquet, Gui Sibaud e Olivier Raffaelli e toda a equipe no Brasil e na França, são, hoje, tristeza+saudade...
Hoje tem bolo+guaraná para Adenise Ribeiro, Mari Abdala, Paula Theotonio e Sue Chamusca...
Já a jovem arquiteta Fernanda Paes promete ser super paparicada - por mommy Viviane Calado e sua legião de amigos - em virtude de virada no calendário...
O preço da gasolina subiu 17,55% em sete meses - segundo levantamento da ValeCard. 1,83% só em dezembro...
Se depender do Outback, verão bom é em casa: bebidas+aperitivos via delivery também prometem animar a estação mais quente do ano...
De 05 a 31 de Janeiro, Palácio Tangará, em Sampa, promove atividades especiais para entreter a criançada.
PING PONG
Quem?
RODOLPHO RIBEIRO, gerente do Centro de Operações Integradas da Equatorial
Férias na pandemia: que cuidados tomar com energia elétrica?
Mesmo com as férias escolares, muita gente vai continuar dentro de casa, seguindo a recomendação dos órgãos de saúde de manter o isolamento domiciliar. E como o tempo será substituído por mais atividades de lazer é preciso estar atento aos cuidados no dia a dia para evitar acidentes com energia elétrica.
De acordo com o último Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica da Abracopel, o ambiente doméstico lidera o ranking de ocorrências dos acidentes com energia elétrica...
Ocorreram 909 acidentes com choque elétrico, sendo 607 fatais, seguidos pelos incêndios de sobrecarga, com 656 ocorrências que levaram a óbito 74 pessoas. As causas destes acidentes são as instalações elétricas antigas, a falta de manutenção (fios desencapados, emendas malfeitas, sem isolamento e fios expostos), sobrecarga pelo uso da mesma tomada para conectar diversos equipamentos, as gambiarras elétricas, as cercas e varais energizados.
De quanto em quanto tempo deve ser feita uma revisão na instalação elétrica da casa?
Faça a cada 5 anos com um profissional capacitado.
Muitas vezes o risco elétrico é desprezado...
Sim, observamos instalações improvisadas, fios soltos, emendados e isolados até com sacos plásticos, totalmente fora dos padrões técnicos observados pelas normas da ABNT. Esta situação pode provocar acidentes graves e incêndios.
Que atitudes podem fazer da casa um lugar mais seguro?
Use protetores nas tomadas que não estiverem sendo utilizadas, isto evita que crianças insiram materiais dentro das tomadas;
Não ligue mais de um aparelho elétrico na mesma tomada. Evite o uso de T’s, preferindo a instalação de novas tomadas ou filtros de linha.
O que mais?
Não utilize fios elétricos descascados. Quando encostam um no outro, provocam curtos-circuitos e faíscas que podem ocasionar um incêndio ou choque elétrico;
Nunca deixe aparelhos eletrônicos próximos de áreas molhadas ou toque em fios sem antes saber que não estão conectados à rede elétrica.
E com o chuveiro elétrico...?
Troque a chave seletora ou mude a temperatura somente quando o aparelho estiver desligado. Caso perceba que o registro do chuveiro ou a porta da geladeira estão dando choque elétrico, é importante verificar o aterramento de sua casa.