app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
James Silver

Confira os destaques do colunista nesta edição, 19/01/2021

[email protected]

Por James Silver | Edição do dia 19/01/2021 - Matéria atualizada em 19/01/2021 às 04h00

/Com Judite Vilela na moldura, MANOEL SILVA comemora o lançamento da expo Sururu Criativo
/A arquiteta GIULIA FRANÇA, na foto com o empresário+designer Manoel Silva, fez oficinas com as marisqueiras para ressignificar o design
/DAIANE DUPIM e o staff do Maceió Inclusiva
/JUDITE VILELA entre os voluntários do Vergel que participaram do projeto

DE L’ÉTANG

Um dos vencedores do Prêmio de Inovação em Economia Circular, Manoel Silva, designer e empresário da Aky Estofados - conhecido por suas poltronas que incorporam elementos da cultura alagoana, como o filé e o couro de tilápia - focou numa solução criativa para as toneladas de resíduo de casca do sururu deixadas pelas marisqueiras na despinicagem. 

Com mentoria do Sebrae, a ação do Projeto ‘Maceió Inclusiva, teve apoio do BID, IABS, Braskem, Desenvolve e Universidade Politécnica de Madrid. 

Batizado de “InovAky - Sururu Criativo”, Manoel desenvolveu uma poltrona, objetos decorativos e um quadro de paisagem sobre a convivência com a lagoa, usando uma resina à base da casca da iguaria tipicamente alagoana.

O resultado pode ser conferido em expo no Parque Shopping - que ganhou vernissage na última sexta. As fotos que ilustram a coluna de hoje mostram um pouco de quem passou por lá.


VIA AÉREA

A Azul começou a transportar em seus voos regulares e de cargas pelo Brasil as doses da vacina contra a covid-19. E  Maceió está entre as primeiras cidades que irão receber o imunizante por meio dos voos, com decolagens que partem de Guarulhos -ao todo, irá transportar 2,7 milhões de doses. 

A companhia havia anunciado em dezembro que estava à disposição das autoridades brasileiras para realizar o transporte das vacinas pelo país utilizando sua malha de voos existente e fretamentos, movimento que foi aderido também por outras empresas do setor.


Com Judite Vilela na moldura, MANOEL SILVA comemora o lançamento da expo Sururu Criativo
Com Judite Vilela na moldura, MANOEL SILVA comemora o lançamento da expo Sururu Criativo - Foto: Divulgação
 

A arquiteta GIULIA FRANÇA, na foto com o empresário+designer Manoel Silva, fez oficinas com as marisqueiras para ressignificar o design
A arquiteta GIULIA FRANÇA, na foto com o empresário+designer Manoel Silva, fez oficinas com as marisqueiras para ressignificar o design - Foto: Divulgação
 

BLACK POWER

De 28 a 31 de janeiro a praia de Pajuçara recebe a edição especial do VAMOS SUBIR A SERRA - um dos maiores projetos afroculturais do Brasil e destaque do calendário sociocultural e turístico de Alagoas. A programação acontece das 15h às 22h na Praça Multieventos - com o crivo do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, por meio da Fundação Cultural Palmares e conta com apoio da FMAC. 

O projeto também incentiva a geração de renda com a Feira do Empreendedor Negro, com direito à praça de alimentação. Já no Espaço Beleza Negra, a novidade são as oficinas de estética afro (pertencimento, tranças, turbante, penteado e maquiagem.


HIGH TECH

Com investimento de R$ 900 mil, Alagoas contará com três unidades do Espaço 4.0 - equipados com tecnologia de última geração para a capacitação de jovens em vulnerabilidade social - firmada pelo MMFDH em 2020. 

Com investimento de R$ 6,9 milhões, o Governo vai levar o projeto para 10 estados brasileiros.


DAIANE DUPIM e o staff do Maceió Inclusiva
DAIANE DUPIM e o staff do Maceió Inclusiva - Foto: Divulgação
 

JUDITE VILELA entre os voluntários do Vergel que participaram do projeto
JUDITE VILELA entre os voluntários do Vergel que participaram do projeto - Foto: Divulgação
 


FAX... FAX


A Equatorial atuou com plano especial de operações durante Enem...


Mais de 200 colaboradores estarão de plantão nos dias 17 e 24 de janeiro para o atendimento durante a realização das provas - que tiveram uma abstenção recorde...


Mãe+filha, Monica e Monique Casado armaram ponte digital com Miami para - além de matar a saudade - fazer talk sobre make...


Símbolo do projeto de expansão, Hapvida inaugura Centro de Diagnóstico por Imagem e Coleta Laboratorial em Maceió...


Ontem apagaram as velinhas, Paulo Goes, Kelvin Dustyn, Matheus Vilela e a arquiteta Andrea Mendonça...


Hoje todos os vivas vão para a eterna prima ballerina Maria Emília Clark...


Na semana passada Schutz lançou as primeiras peças de seu pre fall, que chega cheio de novidades e sapatos statement.

Mais matérias
desta edição