SILVER’s
A economia prateada movimenta no Brasil algo em torno de R$ 1,6 trilhão ao ano, segundo estimativas de consultorias em consumo e tendências de mercado. Esse segmento leva esse nome porque é formado pelo público acima dos 60 anos de idade, a chamada Geração 60+, e faz alusão aos cabelos grisalhos.
Para ajudar pequenas e médias empresas a atenderem as demandas desse nicho de cliente, mais maduro e exigente, a Vida Criativa - Clube da Longevidade (foto) está lançando um guia com orientações para os empreendedores que querem trilhar por esse caminho: o e-book “Economia Prateada - como converter a longevidade em oportunidades de negócio”, que está à venda no instagram da marca e nas plataformas de vendas de publicações digitais mais populares do mercado.
CASE DE SUCESSO
Thiago Falcão (foto), boss do restô Mestre Cuca, é um exemplo de que é preciso também estar atento ao público que frequenta o seu negócio. No caso dele, a percepção veio de forma não intencional. “Mesmo trabalhando com sistema self service, o garçom oferece um café ou, em alguns casos, monta até mesmo o prato do cliente, com ele informando o que precisa, o que ele quer”. Ele credita a essas pequenas ações o fato de o restaurante passar a registrar um fluxo maior do público acima de 60 anos - geralmente pessoas que moram só, ou o marido+mulher, que encontram no local um ambiente de convivência e descontração.
ABRE ASPAS
“É um grande nicho. São consumidores maduros. São consumidores provedores das famílias e que por isso definem o tipo de consumo. Gostam de qualidade, prezam por presteza e atendimento personalizado. Gostam muito da empatia, não gostam de ser tratados como crianças, pois não são. A perspectiva de vida aumenta e esse público é um grande consumidor. Consumidor de alto valor agregado.
Para além de atividades físicas, são serviços de acolhimento, trabalhar memória, tecnologia. Pessoas que possam ensinar novos conhecimentos como tecnologias e inteligência artificial e internet das coisas, tudo que possa garantir uma melhor qualidade de vida para essa turma da economia prateada.
O mais importante é saber que eles são grandes consumidores. Maduros. Precisam de serviços que usem o tempo deles com foco na ocupação de suas vidas com qualidade e felicidade. Buscam algo que os mantenham com a mente em movimento
LIZA BÁDUE, gerente da Unidade de Soluções e Inovações do Sebrae Alagoas.
+ABRE ASPAS
“Precisamos estudar mais e aprender com países mais arrojados como Japão e outros. Essa preocupação tem que ser genuína, com foco em impacto social. O Brasil ainda tem uma cultura baseada no culto à juventude e isso pode confundir ou se misturar com preconceito. Temos muitas oportunidades. Em Alagoas, percebemos um movimento através de empresas de serviços, mas, como disse antes, ainda temos um vasto campo de oportunidades e só atingiremos o caminho da assertividade se construirmos esse caminho ouvindo o público desse segmento”.
LIZA BÁDUE, gerente da Unidade de Soluções e Inovações do Sebrae Alagoas.
LULUS
O Dia Internacional da Mulher é celebrado já na próxima segunda, 08, mas no Maceió Shopping, as alagoanas serão homenageadas durante todo o mês.
Serão mini eventos em um espaço exclusivo, localizado em frente ao Kinoplex, trazendo debates sobre assuntos do cotidiano, além de dicas para colocar em prática no dia a dia.
No line up, mesa redonda ‘Desafios de ser mulher no sec. XXI’ com participação da Semudh; lançamento do e-book ‘Almocinho do Nenê’ com Lis Nunes; bate-papo com Zélia Cavalcante e Endy Mesquita; oficina Mesa Posta com Juliana Ventura e workshop sobre organização com Gláucia Moderno.
ARTSY
A Yuca, startup pioneira em gestão de imóveis residenciais para locação, criou o projeto Galeria com o objetivo de divulgar a arte independente. Os artistas plásticos enviam seu portfólio de obras para os arquitetos da Yuca, que farão uma curadoria para escolher a ideal para cada um dos apês. Para ajudar, a startup banca os custos de produção. Depois de escolher, a startup envia um termo de consentimento para usá-las em seus apartamentos e divulgá-las em todas as redes sociais. Dessa forma, as artes podem ser adquiridas.
FAX... FAX
MVV atinge nova meta com 6,7 milhões de toneladas movimentadas no pre-stripping...
Projeto Serrote já está com cerca de 95% de obras concluídas e o início da planta tem previsão para o meio do ano...
Hoje tem bolo+guaraná para Lula Lyra, a blogger Natália Fernandes e a arquiteta Juliana Tenório...
Conviso realiza evento online sobre mulheres na Tecnologia...
O Painel Women in Tech acontece no dia 08 de março, às 15h.
PING PONG
Quem?
VANESSA FAGÁ, psicóloga - uma das sócias da Vida Criativa
A economia prateada é uma tendência?
Na verdade, já é hoje um dos maiores mercados no país em termos de produtos e serviços, e, no entanto, são poucas as empresas que já despertaram para o poder de consumo que tem essa geração. Muitas marcas ainda se voltam para as gerações mais novas, que ainda não detém renda. E esse pessoal com mais de 60 anos de idade hoje, 63% deles ainda sustentam as suas famílias.
Como surgiu a ideia do e-book?
A ideia de fazer a publicação digital surgiu exatamente para mostrar a tantas outras pequenas empresas o poder que tem a economia prateada, quais as vantagens de fazer parte desse mercado, mas que ao mesmo tempo é um mercado muito específico. Porque você tem tanto o envelhecimento ativo da população, como também tem outras pessoas que envelhecem e precisam de cuidados um pouco maiores. Mas os dois lados dessa moeda têm muita oportunidade de negócio.
De onde veio essa expertise?
Falo com base na minha própria experiência. Em 2019, eu e minha sócia criamos a Vida Criativa - Clube da Longevidade, que nasceu com o propósito de gerar ocupação para o público da terceira idade. Nesse caminhar, mergulhamos no mundo da Geração 60+, nas suas necessidades, naquilo que as pessoas dessa faixa etária não encontram tão facilmente no mercado.
Como foi apurado esse material?
Recebemos muitos depoimentos falando sobre como eles [os clientes acima de 60 anos] estão habituados a serem atendidos em alguns locais e se tornam muito fiéis, já que não encontram alguns produtos no mercado. E como desde o começo a gente decidiu buscar pequenas empresas parceiras, pra gente poder fazer uma grande rede de pequenas empresas aqui em Alagoas que pudesse prestar serviços diferenciados, um olhar diferente na cidade sob essa geração, então decidimos fazer o e-book - um guia prático que apresenta o perfil desse novo envelhecer da população. Traz números, mostra o poder de compra e quais são as intenções de compra desses consumidores.
O que mais contém a publicação?
Listamos mais de 40 oportunidades de negócios para quem quer empreender nesse mercado prateado, e então a gente passa a listar como fazer isso. Como se adaptar, como treinar a equipe, como modificar o ponto de atendimento, como adequar o seu serviço. A ideia nossa é realmente fazer com que mais e mais pequenas empresas possam despertar para o poder e as oportunidades que residem na economia prateada.
A população vai continuar envelhecendo, a pirâmide etária praticamente já se inverteu...
Hoje ela já é um pião e isso se dá porque não só a gente está vivendo mais, como o brasileiro também está tendo menos filhos. A taxa de natalidade está diminuindo. E isso não vai cessar, muito pelo contrário. Os números mostram que isso vai se ampliar nas próximas décadas.