Confira os destaques do colunista nesta edição, 27/04/2021
Por James Silver | Edição do dia 27/04/2021 - Matéria atualizada em 27/04/2021 às 04h00
RANKING
Acaba de sair a lista das marcas mais influentes entre os brasileiros “The Most Influential Brands”:
1. Google
2. Youtube
3. Samsung
4. Microsoft
5. Facebook
6. Colgate
7. Nestlé
8. O Boticário
9. Mercado Livre
10. MasterCard
BOLA FORA
Ademi+CBIC veem com muita preocupação e perplexidade o corte realizado nas verbas do Orçamento’21 para dar continuidade às obras da faixa 1 do programa Casa Verde e Amarela.
Com o veto, que praticamente zera as despesas que estavam reservadas ao Fundo de Arrendamento Residencial, serão paralisadas as obras de 250 mil casas que hoje estão em construção no país. O montante emprega diretamente em torno de 250 mil pessoas e outras 500 mil entre empregos indiretos e induzidos.
NOVO NORMAL
A partir de agora, pequenos+médios empresários de Alagoas - de supermercados a padarias, passando por restôs, produtores rurais, conveniências, empórios e docerias - poderão vender seus produtos pela internet através de uma moderna e simples plataforma digital. Para ter a sua própria loja virtual, basta que o lojista interessado no e-commerce se cadastre no aplicativo Bask. A partir daí, todos os produtos comercializados pelo lojista serão catalogados em um link, que poderá ser acessado pelos clientes no WhatsApp, Instagram ou qualquer navegador de internet.
+NOVO NORMAL
A ideia do empresário Leonardo Campos visa incentivar o comércio local - principalmente nesse período de pandemia, já que “os últimos meses têm sido difíceis pra quem trabalha em comércio. Por isso, a gente resolveu dar uma contribuição e disponibilizar a nossa tecnologia para os pequenos e médios empresários do ramo alimentício”.
AWARDS
Leroy MErlin e o Instituto Tomie Ohtake se juntam, novamente, para o 4º Prêmio de Design, voltado a universitários e recém-formados de todas as áreas e busca premiar propostas que o articulem com outras áreas, como comunicação, arquitetura, biologia, engenharia, moda, tecnologia, economia, física, educação, matemática, química, entre outras. O tema da quarta edição é o verbo acolher.
FAX... FAX
A 93a. edição do Oscar ganhou neo data e CEP - a Union Station do metrô, em Los Angeles - com estilo +intimista...
O prefeito JHC armou meeting com Edu Lyra da Gerando Falcões sobre parceria para desenvolver um plano de emancipação social para as famílias do Vergel do Lago - construindo 1700 moradias para revitalizar a orla lagunar. “A favela vai virar museu!”...
Clima de alto astral marcou entrega de prêmios aos ganhadores do 9º sorteio da promoção Energia em Dia...
Reunindo o staff, solenidade aconteceu na sede da Equatorial Alagoas - na tarde da última sexta...
Angélica abriu seu closet para fazer um bazar online com toda a renda revertida para o Retiro dos Artistas...
A Mangueira pretende fazer seu carnaval ainda em 2021...
O presidente da escola, Elias Riche, acaba de assinar uma carta de intenção com a Capivara Filmes, através do empresário Dio Trotta, para passarela virtual em novembro...
Enquanto ontem todos os vivas foram para a jornalista Luana Nunes (foto) e o comunicador Jorge Moraes...
Hoje tem bolo+guaraná para Cacilda Sampaio e a publisher Sheila Maluf.
PING PONG
Quem?
CLEOVAN ALMEIDA, oftalmologista do Sistema Hapvida
Qual o foco da campanha Abril Marrom?
Abril é o mês de prevenção e diagnóstico precoce de doenças que causam cegueira. De acordo com o Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos, a perda da visão afeta 1,2 milhão de pessoas no Brasil, mas cerca de 80% dos casos são evitáveis, segundo a OMS.
Quais doenças podem levar à cegueira?
As mais comuns são o glaucoma, catarata, retinopatia diabética e a ambliopia. O glaucoma provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, o comprometimento visual.
A catarata é comum em pessoas acima dos 55 anos e causa a opacificação do cristalino. “Ela pode cegar se a cirurgia não for realizada a tempo”, destaca o especialista. A retinopatia diabética, por sua vez, ocorre devido ao excesso de açúcar no sangue que danifica os vasos sanguíneos da retina.
Já a ambliopia, também chamada de ‘olho preguiçoso’, é caracterizada pela baixa visão que não é corrigida com óculos...
É um problema sério que, muitas vezes, pode passar despercebido pela criança ou pelos pais. Se não tratado de maneira precoce, pode deixar sequelas que afetarão o pequeno por toda a vida.
O cuidado com a saúde dos olhos deve começar ainda na infância e perdurar até a melhor idade. Crianças de até dois anos precisam ser avaliadas por um oftalmologista de seis em seis meses, e, a partir dessa faixa etária, uma vez ao ano.
Pessoas que possuem algum fator de risco devem redobrar a atenção...
Sim, e estar sempre atentas a qualquer sintoma ou alteração na visão. O paciente que tem diabetes, por exemplo, deve ter atenção especial visto que elevados níveis de açúcar no sangue podem desencadear várias doenças oculares.
O que pode agravar o problema? O prognóstico pode ser ainda mais grave se o paciente apresentar hipertensão e colesterol alto. Outros fatores de risco que podem levar à cegueira incluem trauma, nascimento prematuro, pessoas que trabalham com produtos químicos, pessoas com graus altos de miopia e idade.
Como prevenir?
Ter informações a respeito das doenças que podem levar à cegueira é o primeiro passo para a adoção de medidas preventivas. Consulte o seu oftalmologista regularmente. Quem cuida da saúde se preocupa com a vida. Faça isso por você.