Confira os destaques do colunista nesta edição, 29 e 30/05/2021
Por James Silver | Edição do dia 29/05/2021 - Matéria atualizada em 29/05/2021 às 04h00
3x4
Quem?
CLEUDIR BAÍA, arquiteta
Onde?
Casa Fabricatto
Quando?
Na IV Mostra Experience
Como?
Assinando um dos ambientes mais celebrados da mostra de ambientação e design: o Estar - com a marca registrada de bom gosto da arquiteta
GEEK
Comemorado em 25 de maio, o Dia Mundial da Cultura Nerd - o popular Dia da Toalha - começou como uma homenagem a Douglas Adams, o autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias. A data foi comemorada pela primeira vez em 2001, com o objetivo de valorizar todas as pessoas que fazem parte desse segmento da sociedade.
Para brindar, Cleber Costa armou meeting com diferentes segmentos da: K-pop Alagoas, Boteco Thales, Adamah Freitas, Otakus-AL, Cosplayers-AL, Magic Phyra, Bianca Briste, Fred do Conselho Jedi AL, Cultura Nérdica e Ventrue Noob.
O vereador foi o responsável pelo Projeto de Lei que instituiu o Dia Municipal da Cultura Nerd, comemorado no segundo domingo de julho. Agora as comemorações alusivas a esta data fazem parte do Calendário Oficial de Maceió.
HIGH TECH
Startup brasileira lança eletrodoméstico para desinfecção de objetos - inclusive contra o novo coronavírus.
Produto, com design inspirado no ovo, utiliza luz UVC com capacidade de eliminar 99.9% dos vírus, bactérias, fungos e germes - de qualquer item - em poucos minutos.
BARBÁRIE
Uma verdade incômoda: não há plano nacional de segurança pública. Sem uma estratégia para a redução das mortes violentas, orientada por indicadores de desempenho e mecanismos de governança, é pouco provável que se possa reduzir o elevado número de homicídios no país.
PIPOCA
O filme francês “Em Guerra”, selecionado para o Festival de Cannes, dirigido por Stéphane Brizé e protagonizado por Vicent Carrel, estará liberado gratuitamente para não-assinantes neste sábado+domingo, na Supo Mungam Plus. A ação é uma parceria do streaming com a Aliança Francesa.
FAX... FAX
Inhotim em Cena’21 estreia com Arnaldo Antunes neste sábado...
Com conceito audiovisual transdisciplinar mesclando arte, natureza e arquitetura, show foi gravado na galeria Psicoativa Tunga...
Neo voz brasileira, nascida em Maceió, Marcelle Reis lança primeiro EP neste 28 de maio...
O FAMA reabriu espaço físico com neo expo...
O Museu retomou visitações presenciais, respeitando protocolo, inaugurando a coletiva ‘Acervo em exposição’ e apresentando a mostra de Tarsila do Amaral...
Com coordenação da professora Ana Elizabeth Lins, a Universidade Aberta à Terceira Idade da Uncisal retoma as atividades no formato virtual para pessoas com 55 anos ou mais...
A Copa Airlines retoma voos para as Bahamas em 5 de junho...
Com aval de Mariana Delfino, a Uninassau oferta consultoria de décor e afins à população - pelo Laboratório de Práticas Arquitetônicas da Instituição...
Festival de Performance e Novas Mídias (PERFÍDIA) cria ambiente virtual para estimular a experiência imersiva do público até o dia 30...
Se hoje tem bolo+guaraná para a sweet ANA ARAÚJO (foto), Djenane D’Oliveira, Ademario Jr. e Patrícia Pedrosa...
No domingo quem vira o calendário é o sambista Igbonan Rocha e Mylene Leite.
PING PONG
Quem?
LIS NUNES, jornalista+mãe
Do que se trata o ‘Lactantes pela Vacina’?
Desde o dia 07, o movimento em prol da vacinação de mães lactantes que teve início em Salvador, ganhou força e adesão de mais apoiadores em outros estados.
Quais ações já foram realizadas?
Diálogos com políticos, petições onlines, e envios de cartas abertas aos Governadores e Secretários de Saúde dos respectivos estados. Além disso, um mamaço virtual foi realizado no dia 23 de maio, onde centenas de mulheres postaram fotos nas redes sociais amamentando seus filhos e reivindicando prioridade na fila de vacinação.
Em que a mobilização se baseia?
Utiliza-se os últimos estudos desenvolvidos e através desses dados científicos e recomendações de órgãos como Organização Mundial da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria o movimento justifica sua pauta em função da alta mortalidade materna e de bebês no país e da contraindicação do uso de máscara por bebês menores de 2 anos. Tornando o grupo mais vulnerável ao contágio e também vetores de transmissão.
Como funciona aqui no Estado?
Tivemos início no último 17, liderado por mim e por Thaís Chagas. Unindo forças ao movimento nacional, que já conta com mais de 50 mil mães se mobilizando pela causa. Por aqui, o Lactantes pela Vacina já conta com quase 2 mil mulheres que amamentam e que estão fortalecendo os grupos de mobilização.
E a COVID tem sido fatal para os bebês?
Mais de 1.300 bebês, com idade até 1 ano, morreram em decorrência da Covid-19 no Brasil. Temos uma das taxas mais altas de mortes no mundo.
Bebês não podem usar máscaras pelo risco de sufocamento. Muitas mães tiveram que voltar a trabalhar fora de casa, deixando seus bebês em creches ou familiares, onde eles ficam expostos. Uma mãe vacinada pode salvar mais vidas, principalmente se for doadora de leite materno.
A transmissão dos anticorpos se dá... através da imunização materna e a estratégia de aceleração coletiva pela proteção de duas ou mais pessoas (em casos de mães que amamentam mais filhos) com uma única dose da vacina. Esse é um fator que também se mostra favorável ao pleito.
Pesquisas desenvolvidas ao longo do ano de 2021, com lactantes que tomaram vacina de mRNA (Moderna e Pfizer), comprovam que os anticorpos da mãe vacinada são transmitidos ao bebê através do leite materno sem riscos para o lactente.