app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
James Silver

Confira os destaques do colunista nesta edição, 29 e 30/05/2021

[email protected]

Por James Silver | Edição do dia 29/05/2021 - Matéria atualizada em 29/05/2021 às 04h00

/Dividida entre a maternidade e o business, THAYSA ALMEIDA lança novos projetos pela Tempori e SCA

3x4


Quem? 

CLEUDIR BAÍA, arquiteta 


Foto: Gustavo Sarmento
 

Onde? 

Casa Fabricatto


Quando? 

Na IV Mostra Experience


Como? 

Assinando um dos ambientes mais celebrados da mostra de ambientação e design: o Estar - com a marca registrada de bom gosto da arquiteta



GEEK

Comemorado em 25 de maio, o Dia Mundial da Cultura Nerd - o popular Dia da Toalha - começou como uma homenagem a Douglas Adams, o autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias. A data foi comemorada pela primeira vez em 2001, com o objetivo de valorizar todas as pessoas que fazem parte desse segmento da sociedade.

Para brindar, Cleber Costa armou meeting com diferentes segmentos da: K-pop Alagoas, Boteco Thales, Adamah Freitas, Otakus-AL, Cosplayers-AL, Magic Phyra, Bianca Briste, Fred do Conselho Jedi AL, Cultura Nérdica e Ventrue Noob.

O vereador foi o responsável pelo Projeto de Lei que instituiu o Dia Municipal da Cultura Nerd, comemorado no segundo domingo de julho. Agora as comemorações alusivas a esta data fazem parte do Calendário Oficial de Maceió.


HIGH TECH

Startup brasileira lança eletrodoméstico para desinfecção de objetos - inclusive contra o novo coronavírus.

Produto, com design inspirado no ovo, utiliza luz UVC com capacidade de eliminar 99.9% dos vírus, bactérias, fungos e germes - de qualquer item - em poucos minutos.


Dividida entre a maternidade e o business, THAYSA ALMEIDA lança novos projetos pela Tempori e SCA
Dividida entre a maternidade e o business, THAYSA ALMEIDA lança novos projetos pela Tempori e SCA - Foto: ARQUIVO PESSOAL
 

BARBÁRIE

Uma verdade incômoda: não há plano nacional de segurança pública. Sem uma estratégia para a redução das mortes violentas, orientada por indicadores de desempenho e mecanismos de governança, é pouco provável que se possa reduzir o elevado número de homicídios no país.


PIPOCA

O filme francês “Em Guerra”, selecionado para o Festival de Cannes, dirigido por Stéphane Brizé e protagonizado por Vicent Carrel, estará liberado gratuitamente para não-assinantes neste sábado+domingo, na Supo Mungam Plus. A ação é uma parceria do streaming com a Aliança Francesa.



FAX... FAX


Inhotim em Cena’21 estreia com Arnaldo Antunes neste sábado...


Com conceito audiovisual transdisciplinar mesclando arte, natureza e arquitetura, show foi gravado na galeria Psicoativa Tunga...


Neo voz brasileira, nascida em Maceió, Marcelle Reis lança primeiro EP neste 28 de maio...


O FAMA reabriu espaço físico com neo expo...


O Museu retomou visitações presenciais, respeitando protocolo, inaugurando a coletiva ‘Acervo em exposição’ e apresentando a mostra de Tarsila do Amaral...


Com coordenação da professora Ana Elizabeth Lins, a Universidade Aberta à Terceira Idade da Uncisal retoma as atividades no formato virtual para pessoas com 55 anos ou mais...


A Copa Airlines retoma voos para as Bahamas em 5 de junho...


Com aval de Mariana Delfino, a Uninassau oferta consultoria de décor e afins à população - pelo Laboratório de Práticas Arquitetônicas da Instituição...


Festival de Performance e Novas Mídias (PERFÍDIA) cria ambiente virtual para estimular a experiência imersiva do público até o dia 30...


Foto: ARQUIVO PESSOAL
 

Se hoje tem bolo+guaraná para a sweet ANA ARAÚJO (foto), Djenane D’Oliveira, Ademario Jr. e Patrícia Pedrosa...


No domingo quem vira o calendário é o sambista Igbonan Rocha e Mylene Leite.



PING PONG


Quem?

LIS NUNES, jornalista+mãe


Foto: ARQUIVO PESSOAL
 

Do que se trata o ‘Lactantes pela Vacina’?

Desde o dia 07, o movimento em prol da vacinação de mães lactantes que teve início em Salvador, ganhou força e adesão de mais apoiadores em outros estados.


Quais ações já foram realizadas?

Diálogos com políticos, petições onlines, e envios de cartas abertas aos Governadores e Secretários de Saúde dos respectivos estados. Além disso, um mamaço virtual foi realizado no dia 23 de maio, onde centenas de mulheres postaram fotos nas redes sociais amamentando seus filhos e reivindicando prioridade na fila de vacinação.


Em que a mobilização se baseia?

Utiliza-se os últimos estudos desenvolvidos e através desses dados científicos e recomendações de órgãos como Organização Mundial da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria o movimento justifica sua pauta em função da alta mortalidade materna e de bebês no país e da contraindicação do uso de máscara por bebês menores de 2 anos. Tornando o grupo mais vulnerável ao contágio e também vetores de transmissão.


Como funciona aqui no Estado?

Tivemos início no último 17, liderado por mim e por Thaís Chagas. Unindo forças ao movimento nacional, que já conta com mais de 50 mil mães se mobilizando pela causa. Por aqui, o Lactantes pela Vacina já conta com quase 2 mil mulheres que amamentam e que estão fortalecendo os grupos de mobilização.


E a COVID tem sido fatal para os bebês?

Mais de 1.300 bebês, com idade até 1 ano, morreram em decorrência da Covid-19 no Brasil. Temos uma das taxas mais altas de mortes no mundo.

Bebês não podem usar máscaras pelo risco de sufocamento. Muitas mães tiveram que voltar a trabalhar fora de casa, deixando seus bebês em creches ou familiares, onde eles ficam expostos. Uma mãe vacinada pode salvar mais vidas, principalmente se for doadora de leite materno.


A transmissão dos anticorpos se dá... através da imunização materna e a estratégia de aceleração coletiva pela proteção de duas ou mais pessoas (em casos de mães que amamentam mais filhos) com uma única dose da vacina. Esse é um fator que também se mostra favorável ao pleito.

Pesquisas desenvolvidas ao longo do ano de 2021, com lactantes que tomaram vacina de mRNA (Moderna e Pfizer), comprovam que os anticorpos da mãe vacinada são transmitidos ao bebê através do leite materno sem riscos para o lactente.

Mais matérias
desta edição