app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
James Silver

Confira os destaques do colunista nesta edição, 21/07/2021

[email protected]

Por James Silver | Edição do dia 21/07/2021 - Matéria atualizada em 21/07/2021 às 04h00

PIPOCA

Mesmo diante de um cenário completamente tortuoso para o audiovisual brasileiro, o Circuito Penedo de Cinema atingiu a marca de 873 curtas-metragens inscritos para edição de 2021 - para três mostras competitivas, além da Infantil. Em formato híbrido - on-line+presencial - o 11º acontece de 22 a 28 de novembro.


+PIPOCA

Sob a batuta de Sérgio Onofre, o Circuito se reinventa e busca abrir espaço para novas discussões, sempre reafirmando seu papel como instrumento para olhares e perspectivas sobre o vasto patrimônio audiovisual alagoano e nacional, em diálogo com a educação. 

Durante sete dias, a histórica cidade recebe intensa programação - gratuita!. No line-up, debates, rodas de conversa e oficinas em formato on-line. O programa engloba ainda a exibição de longas-metragens brasileiros e uma retrospectiva da Mostra Sururu de Cinema Alagoano.


HAND MADE

A partir de hoje, o Parque Shopping contará com um novo ponto dedicado ao artesanato alagoano. É o espaço Economia Solidária, que abrirá de forma permanente. Numa collab com a Prefeitura, responsável pelo cadastro e curadoria dos participantes, o espaço comercializará peças produzidas por 21 grupos de artesãos da capital.

Foto: Divulgação
 

DE OLHO

O nascimento de um bebê prematuro exige atenção redobrada para atingir o desenvolvimento pleno do pequeno organismo ainda em formação. A visão, por exemplo, pode ser afetada por uma doença conhecida como Retinopatia da Prematuridade. O alerta é da oftalmologista DANIELA LYRA (foto), que atua no Programa de Diagnóstico e Tratamento da ROP da Maternidade Escola Santa Mônica. 

Atualmente, além do diagnóstico da doença, a MESM também realiza o tratamento que evita a cegueira, por meio de um moderno oftalmoscópio indireto com LED.

Foto: Divulgação
 

WEBINAR

Sempre apontando o futuro para a indústria alagoana, CHICO ACIOLI, presidente do Sindivest (foto), convida o trade para mais uma etapa dos Diálogos Industriais Virtuais sobre Cultura Lean: Como ela pode gerar mais resultados para a empresa - neste 21 Julho das 15h - 17h. Quem comanda o talk é o engenheiro de produção e especialista em administração  Marcos Kawagoe. “Sabemos que a Cultura Organizacional impacta bastante na forma que as pessoas executam suas ações dentro da empresa. Que tal aprender quais são os aspectos que podem alavancar os resultados de sua empresa, aumentando l eficiência operacional e melhorando o ambiente de trabalho?”.



PING PONG

Quem?

JACQUELINE ANTUNES, primeira arquiteta alagoana a ter projeto selecionado na UIA - 27ª edição do maior evento mundial da arquitetura e urbanismo no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação
 

No meu profile tem:

Me formei pela FAAP - em São Paulo. O desenvolvimento do meu TCC resultou num projeto focado na arquitetura penedense e nas necessidades da população. 


O foco do projeto era… resgatar a cena cultural do cinema, a vocação de Penedo para exibição e produção de filmes, para que a cidade volte a sediar os glamorosos festivais que aconteciam nos 70’s, reunindo artistas e amantes da sétima arte de todo o país. Além disso, a ideia é proporcionar condições para que a cidade tenha capacidade de produção local, ao oferecer uma educação cinematográfica que impulsione a criação regional. 


O mote para a restauração foi… resgatar a memória das pessoas, fazer com que elas também se reconheçam como parte da cidade. A cultura do cinema é muito forte na população mais velha, mas os mais jovens estão perdendo essa tradição, por isso desenvolvi o projeto de parte da histórica Penedo, voltado para a cultura cinéfila.


O projeto foi selecionado para participar do Congresso Mundial de Arquitetos… Sim, promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) desde 1948, e que ocorre este ano pela primeira vez no Brasil. Trata-se de um fórum privilegiado para profissionais e emergentes na arquitetura e em áreas afins. Um evento que debate o futuro das cidades e a urbe do futuro.


Para desenvolver o projeto… estudei a história do cinema em Penedo e preparei três recortes de estudo. A primeira área consiste na proposta de restaurar a área do Cine Penedo. A ideia vai além de somente obras de restauração. O propósito não é só focar na edificação, na manutenção do local, mas também na educação patrimonial, fazer com que a população se sinta pertencente à região, resgatando a memória do cinema nas pessoas.


A segunda área de intervenção se baseia… na restauração da orla da cidade. O foco vai além do patrimônio material, e expandiu-se para os desafios que o Rio São Francisco vem enfrentando ao longo dos anos, priorizando também o patrimônio natural da região. Durante os dias de Festival, algumas das tradicionais balsas de travessia se tornariam uma espécie de cinema flutuante que pode levando cultura para a população ribeirinha.

Foto: Divulgação
 

E o que mais?

Criar uma escola de cinema, num antigo sobrado, via UFAL - que já tem na cidade cursos como Engenharia de Pesca e Turismo. 

Por fim, ainda pensei numa forma de integrar os três locais, criando um trajeto a ser feito através de um bondinho, já existente, mas em desuso na cidade.


O projeto já ganhou diversos prêmios?

Foi vencedor do Prêmio Perret da FAAP - representou a faculdade no concurso Ópera Prima, além de ter sido nomeado no concurso internacional Young Talent Architecture Award, promovido pela fundação Mies Van Der Rohe.


Sua apresentação na UIA acontece… nesta quinta, 08, às 16:30 e quem tiver interesse em participar pode se inscrever no www.uia2021rio.archi

Mais matérias
desta edição