James Silver
Confira os destaques do colunista nesta edição, 29/09/2021
[email protected]

SEDENTA
O Espaço Armazém será palco do desfile do Projeto Renda-se, idealizado pela arquiteta+produtora MIRNA PORTO MAIA (foto) - sempre com ‘sede’ de agitar a cena cultural alagoana. “Divulgamos a lista dos selecionados no último 19 de agosto e temos certeza que as produções estarão cheias de belezas e arte. Quando lançamos o edital, os estilistas, que já são excelentes profissionais da área, o que foi comprovado pelos currículos apresentados, precisaram criar peças com alguns temas, como por exemplo, festa, náutico, pós pandemia e vintage. Recebemos muita coisa bonita e a escolha não foi fácil. É por isso que estamos esperando um grande desfile para o dia 29. E reforço que, como o objetivo é exaltar a renda alagoana, todas as peças terão que trazer elementos dos nossos bordados”, afirmou.

SPECIAL GUEST
Na hot list de convidadas especiais que irão pisar na passarela, as influencers Endy Mesquita e Carol Gaia, Nana Martins, Valéria Camerino, as jornalistas Estela Nascimento e Porllane Santos, a artista plástica Vera Gama, a chef Simone Bert, a atriz Lucélia Pontes e a primeira dama de Maceió MARINA CANDIA (foto).

FILHA DE PEIXE
O ponto alto da noite promete ser a participação na passarela de MARIA JOÃO ARRUDA (foto), já que o Renda-se prestará uma ‘justa’ homenagem a um dos nomes mais importantes da moda do Brasil: a alagoana Vera Arruda. Falecida em 2004, no auge da sua carreira, ela conseguiu impor o seu estilo alegre e colorido num universo com preponderância monocromática e traços sóbrios - com o Nordeste profundo - para as passarelas.

A HOMENAGEADA
Vera Arruda foi revelada ao Brasil no Phytoervas - em 1998, precursor das fashion weeks no País. Sob os olhares atentos da crítica especializada e do público que lotava o Hipódromo de São Paulo, a estilista arrancou aplausos calorosos com a coleção A Estrela do Brasil Brilha.
A missão dos selecionados no Renda-se 2021 é mergulhar no universo criativo da estilista e designer para que dele extraia inspiração para a criação das coleções que desfilarão na passarela do projeto este ano.
CULT
O Renda-se – I Mostra de Moda Alagoana tem realização da Ponto de Produção e patrocínio do Magazine Luiza por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O projeto conta com a parceria do Inbordal, além de apoio da Aloo Telecom.
O principal apoio ao projeto fica por conta de DAVID FARIAS+POLLYANNA ISBELO (foto), respectivamente diretor e coordenadora de moda da Escola Técnica de Artes da UFAL.


TOP10
Na passarela, criações originais de dez estilistas - todos da terra - que participaram da seletiva para fazer parte da mostra e foram contemplados após terem seus croquis selecionados pela comissão organizadora.
As roupas produzidas exclusivamente para o Renda-se – I Mostra de Moda Alagoana 2021 levam o crivo de Beatriz Tavares, Derravera, Elton Macharot, Florise Guimarães, Leoni Bezerra, Letícia Abreu, Lumma Luz, Maria Brandão, Rejane Pimentel e Rildo Nonato.
CLIPPING
O resultado promete ganhar não somente o Brasil, mas o mundo. O desfile será transmito pelo YouTube, no canal Renda-se – Mostra de Moda Alagoana, e também por uma TV mexicana apoiadora do projeto, cujo sinal é distribuído para todos os países da América Latina e mais quatro estados americanos.
Entre outros importantes veículos nacionais, o evento foi destaque na prestigiada revista Harper’s Bazaar.
ABRE ASPAS
“A Vera continua representando a leveza na moda, só que com cores e outros elementos que dão beleza às peças. Seu olhar sobre a simplicidade conseguiu misturar crochê, filé, chitão, ou seja, tudo aquilo que é manual e dá um incremento substancial às produções. Sem dúvida alguma ela deixou um legado e é por isso que precisamos falar mais sobre Vera Arruda”.
MIRNA PORTO, idealizadora Renda-se
MECENAS
Nas palavras de FÁBIO ELIAS (foto), responsável pela área de patrocínios do Magazine Luiza (que financia o projeto por meio da Lei de Incentivo à Cultura), “incentivar o Renda-se é mostrar ao mundo que a mudança é possível. O Renda-se criou conexões, é um projeto transformador, que motiva e apoia iniciativas que oxigenam o artesanato regional, o saber cultural, incentivando uma nova geração de valores, reunindo pluralidade, sustentabilidade e inovação. Renda-se é um marco na história da construção da moda alagoana. Mais do que isso, um ponto de referência para toda a cadeia produtiva, unindo rendeiras, estilistas, estudantes de moda, perpetuação do saber cultural quando falamos da renda filé.” Fundada em 1957, o Magazine Luiza é uma das maiores redes varejistas do Brasil, com mais de mil lojas e 12 centros de distribuição, estrategicamente localizados em 17 Estados (inclusive Alagoas). O Magazine Luiza tem em sua missão o compromisso com o desenvolvimento do País, nesse contexto, realiza investimentos.

SERVIÇO
Renda-se – I Mostra de Moda Alagoana – etapa 2021
Dia: 08 de outubro, às 20h
Local: Transmitido ao vivo pelo Canal do Renda-se no youtube
youtube.com/c/RendaseMostradeModaAlagoana
Mais informações: www.projetorendase.com.br e @projetorendaseoficial