James Silver
Confira os destaques do colunista nesta edição, 09/11/2021
[email protected]

BLACK-POWER
LAURA MBENG (foto) - Embaixatriz de Camarões - será a primeira mulher internacional, nos 11 anos da premiação, a receber o Prêmio Selma Bandeira, que acontece hoje, às 20 horas, no Auditório da Federação das Indústrias.

+BLACK-POWER
A model STEPHANY MAYARA (foto) provou que é uma legítima rainha de ébano - com direito a coroa! - nos seus 15 anos.

WORKSHOP
Concluído com sucesso o meeting sobre drinks, armado pelo SINDHAL nos dias 03 e 04/11 na Rota dos Milagres - Marceneiro - em parceria com a Escola de Artes Casa Martha Medeiros.
VAGAS LIMITADAS
Anote na agenda: 16 e 17 de novembro, 09 às 17H, tem Digitaliza Moda. Evento presencial promovido pelo Sebrae, com workshops com Anny Santos sobre lojas virtuais e vendas por marketplaces e com Ivan Tonet sobre produção de conteúdo e vendas pelas redes sociais.
PIT SMOKER
As estatísticas comprovam: brasileiro ama carne! Segundo a Embrapa, o país é o terceiro maior consumidor do mundo, ficando atrás apenas da Argentina e dos EUA. E Maceió conta com +um restô especializado no preparo de cortes na parrila: o Legionários.
Inaugurada em plena pandemia, a casa, pilotada pelo chef Thales Tenório, contraria a crise e tem se destacado no circuito gastronômico da capital.
TABLADO
Amor+ciúmes+maternidade+envelhecimento+empoderamento feminino depois dos 30: essas são algumas das questões que o espetáculo “O que quer uma mulher?”, produzido pela Cia. Nêga Fulô, aborda.
Com estreia marcada para o próximo 16, às 20h, no Deodoro, a montagem - escrita por Leda Almeida Guerra e estrelada pela atriz Diva Gonçalves - faz parte da programação de comemoração de 111 anos da casa e tem entrada completamente gratuita.
IPI IPI URRA!
Oito anos oferecendo aos alagoanos um sofisticado equipamentos de compras+lifestyle: esse é o marco que o Parque Shopping celebrou neste weekend, com direito a show da singer Larissa Gleiss.
Até dezembro, várias novidades chegam para reforçar o mix, como a rede Petz, a Play Games e a confeitaria Le Brule - como presentes pela data.
PRATA DA CASA
Tem DNA Caeté em neo produção brasileira da Amazon Prime Video. ANE OLIVA (foto), premiada como Melhor Atriz em Curta de Ficção no Holidays 365 International Film Festival por seu papel em A Barca, de Nilton Resende, é uma das estrelas da série brasileira “Cangaço Novo”, dirigida por Aly Muritiba+Fábio Mendonça. A trama, ambientada na fictícia Cratará, acompanha a história de Ubaldo (Allan Souza Lima) e a alagoana interpreta sua mãe.

FAX... FAX
Em comemoração ao dia da Cultura, Projeto Vem Ver a Banda Tocar recebeu atrações culturais neste domingo, na rua fechada…
João Carlos Martins rege concerto com Bachiana Filarmônica SESI-SP para crianças apoiadas pela ABCP…
A Associação dos Empreendedores no Pinheiro e Região Afetada participou de uma sessão na Assembleia Legislativa para discutir a falta de transparência no processo indenizatório conduzido pela Braskem em relação ao crime socioambiental em curso...
Sem a presença de representantes da mineradora, Alexandre Sampaio solicitou aos deputados presentes a instauração de uma CPI para investigar o caso…
A Duetos Eventos apresenta no Teatro Deodoro, dia 12 de novembro, às 20h30, o espetáculo de dança “Zumbi dos Palmares entre duas princesas”, com direção e a coreografia da alagoana Barbara Samille…
Ontem teve coro de parabéns para Raudrin Lima, Vanessa Fagá, Fabricia Freire e Adriano Moura…
Hoje tem bolo+guaraná para as models Ruth Raphaella e Dani Borçato.
PING PONG
Quem?
ROGER SILVA, historiador e fotógrafo radicado em Alagoas

O fotolivro Banzo será lançado… no dia 13 de novembro, às 14:00h, no Centro Cultural Arte Pajuçara - em celebração ao Dia da Consciência Negra.
O evento contará… com uma programação que inclui: mostra fotográfica, apresentação musical, exibição de curtas e bate-papo com o autor.
Todo o conceito da obra, processo criativo e reflexões trazidas no fotolivro vão ser apresentados em um bate-papo sob o tema: “Consciência negra na produção fotográfica alagoana. Que consciência?”.
Na ocasião o público poderá ter contato com a obra e vai interagir diretamente comigo, em um cenário intimista e marcado por troca de vivências.
O fotolivro foi desenvolvido… ao longo de um ano. É o desdobramento da série de autorretratos que teve reconhecimento até no “EL PAÍS”. As imagens são contribuições expressivas para causas muitas vezes encobertas pela estrutura social vigente no Brasil.
O termo banzo… era usado pelos africanos escravizados quando queriam dizer que estavam com saudades da sua terra natal, tristeza essa que era lapidada por força, já que entregar-se a esse amargor profundo também era uma forma de resistência.
É bastante simbólico lançar no mês da Consciência Negra…
Sim, é uma forma de dizer que entendo a importância da data e de quem lutou para que ela exista. Nós pretos não chegamos até aqui de forma leve e sublime, são séculos de muito suor, lágrimas e sangue derramados em nome da nossa luta por liberdade. Ter Banzo ocupando esse espaço é sinal que não podemos perder a esperança, nem podemos nos acostumar com censura e o silenciamento imposto pelo racismo estrutural.
Encorpando ainda mais o evento… será exibido o curta-metragem documentário “Angola Palmares: Dialogando com o Grande Quilombo”, dirigido por Benival Farias. O curta fala sobre a relação da capoeira com a terra de Zumbi.