James Silver
Confira os destaques do colunista nesta edição, 23/02/2022
[email protected]

FASHIONISTA
O casal Thaysa Almeida+Marcos Costa recebeu a ala fashionable da city numa happy hour na SCA para assistir a avant première do Doc.Moda Alagoas - patrocinado pelo Sindivest, Senai e Sebrae.
O menu da casa - assinado pelo chef Breno Gama - foi responsável pelo comes&bebes da noite festiva que teve como convidado de honra o presidente do sindicato, Chico Acioli.
As fotos que ilustram a coluna mostram um pouco do sucesso do evento que reuniu os principais estilistas, designers e influencers do circuito.


FALANDO NISSO…
O empresário José Carlos Lyra de Andrade foi reeleito, nesta terça, 22, para a presidência da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas no quadriênio 2022/2026. A eleição se deu pela unanimidade dos votos dos presidentes dos 19 sindicatos que formam a entidade.
A chapa eleita tem como vice o empresário José da Silva Nogueira Filho, reconduzido ao cargo.




Entre os convidados da noite, gente do calibre de Chico Acioli, Marcos Vieira, Thaysa Almeida, Endy Mesquita, Guga Rocha, Lúcia Bastos, Simone Ayres, Manu Melo, Rodolfo Cavalcante, Ana Paula, Renata Fonseca, Maísa Cavalcanti, Fernanda Ferro, Marina Gatto, Sandra Cavalcante, Leila Monteiro, Marina Ferro, Renata Fontan, Carol Avila e Luciana dos Anjos





E MAIS…
Lyra+Zezinho Nogueira foram reeleitos também para os cargos de representantes efetivos junto ao Conselho da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Seus suplentes são os empresários Alberto Cabús e Pedro Robério de Melo Nogueira.
Além da diretoria, foram eleitos os membros efetivos e suplentes do Conselho Fiscal.
A posse da diretoria reeleita está marcada para maio.
SEGURANÇA JURÍDICA
…Esse é o principal benefício da Medida Provisória Nº 1.101, publicada na edição desta terça do Diário Oficial e que restabelece as regras para o cancelamento ou remarcação de eventos nas áreas de turismo, cultura e entretenimento prejudicados pela pandemia - aponta a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos.
A vigência da antiga MP que tratava do tema havia expirado em 31 de dezembro e vinha gerando um um cenário de incertezas no setor.
ABRE ASPAS
“É uma medida necessária e justa, que serve como alento para os promotores de mais de 50 mil eventos que deixaram de acontecer em dezembro, janeiro e fevereiro e dos que não serão realizados no Carnaval e nos próximos meses”.
DORENI CARAMORI JR., presidente da ABRAPE
BOLO+GUARANÁ
Hoje tem coro de parabéns para a mais fashionista das RPs, Kaká Marinho…
A lista de aniversariantes do dia é engrossada por Weldja Miranda, Izabel Viana e Abne Cavalcante…
Entre os odontólogos, os vivas vão para Helena Lisboa.
PING PONG
Quem?
SIDNEY DUARTE JR., advogado e preceptor do NPJ da UNINASSAU
Reajuste abusivo de aluguel imobiliário: o que fazer?
O fundamento principal é o aumento drástico no valor do contrato, momento em que há uma quebra da proporcionalidade entre o valor pago e o imóvel locado. Uma das razões para esse aumento tão alto nos contratos de locação, ultimamente, é a alta no índice de atualização contratual do IGP-M, que é um índice de atualização monetária comumente utilizado em contratos de locação, e que atualmente apresentou uma alta gritante por ser este índice influenciado diretamente pelo aumento do dólar.
É possível a substituição do IGP-M por outro indexador de variação menor?
É o caso do IPC que, se aplicado, aumentaria o valor do aluguel em 6%, por exemplo, e não em cerca de 30% como o IGP-M.
Desse modo, é possível a revisão do Contrato de Locação para que seja reajustado o valor do aluguel a parâmetros aceitáveis, sendo possível, em casos específicos, a realização de reajuste para valores menores do que anteriormente vinha sendo pago pelo inquilino.
A FGV lançou o IVAR..
Lançada em janeiro, a nova metodologia de análise nos permite mensurar a variação do preço dos aluguéis ao longo do tempo, sendo verificado o melhor cenário do setor imobiliário, tendo por objeto de análise a simples oferta e demanda, e não mais variações externas, como a variação do dólar. Por meio dele vem se observando que as negociações entre inquilinos e proprietários refletem uma queda da renda familiar, que, afetada pela alta da inflação e demais fatores como a crise econômica agravada pela Covid-19, ensejam a necessidade de repactuação de instrumentos contratuais para que seja possível visualizar uma proporcionalidade entre preço pago e uso do imóvel.
O que fazer?
Proprietários de imóveis com dúvidas a respeito do reajuste do valor do aluguel, bem como inquilinos insatisfeitos com a revisão da tarifa, podem procurar o Núcleo de Práticas Jurídicas para obter orientações jurídicas - no prédio da Instituição de Ensino, na Rua José de Alencar, 511, Farol. O atendimento ao público está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 17h.