app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5588
James Silver

Confira os destaques do colunista nesta edição, 01/06/2022

jamessilver@gazetaweb.com

Por James Silver | Edição do dia 01/06/2022 - Matéria atualizada em 01/06/2022 às 04h00

RSVP

Com ares de maior lançamento imobiliário do ano, a Fortex reuniu o trade para start do Varandas Mar do Norte, um empreendimento de alto luxo à beira-mar, com todos os apartamentos com vista para as águas cristalinas de Cruz das Almas.

O projeto arquitetônico é da arquiteta Izabel Lyra, já Rodrigo Fagá assina a ambientação dos apartamentos decorados e das áreas comuns do edifício. No projeto, aliás, o arquiteto utilizou os Planejados premium da SCA.

As fotos que ilustram a coluna de hoje mostram o entra e sai de bacanas que foi o evento.

 

JEFERSON ARAÚJO se cercou dos grandes nomes do mercado imobiliário para o lançamento da Fortex: o Varandas Mar do Norte
JEFERSON ARAÚJO se cercou dos grandes nomes do mercado imobiliário para o lançamento da Fortex: o Varandas Mar do Norte - Foto: SILVERLAND CLICKS
 

 

ARNALDINHO+CAROL LYRA em noite de lançamento
ARNALDINHO+CAROL LYRA em noite de lançamento - Foto: SILVERLAND CLICKS
 

 

O projeto arquitetônico é da arquiteta IZABEL LYRA, já RODRIGO FAGÁ assina a ambientação dos decorados
O projeto arquitetônico é da arquiteta IZABEL LYRA, já RODRIGO FAGÁ assina a ambientação dos decorados - Foto: SILVERLAND CLICKS
 

 

JEFERSON FILHO não disfarça o sorriso de orgulho com o novo empreendimento
JEFERSON FILHO não disfarça o sorriso de orgulho com o novo empreendimento - Foto: SILVERLAND CLICKS
  


BOAS NOVAS

Três novos medicamentos foram incluídos no tratamento do câncer, são eles: brigatinibe, trifluridina + cloridrato de tipiracila e o venetoclax após aprovação da Anvisa. Eles são utilizados nos cânceres de pulmão, colorretal e gástrico e leucemia linfocítica crônica.

Daniel Porto+Emília Manuela, membros do Grupo de Trabalho de Oncologia do CRFAL, explicam que estes já passaram pela fase clínica com números e respostas importantes. “Os guidelines indicam que estas alternativas associadas ou não a quimioterapia venosa apresentaram sucesso terapêutico, o que é muito animador”.

Segundo o farmacêutico, o tratamento com as novas drogas é feito via oral, ou seja, por meio de cápsulas ou comprimidos. A vantagem é que o paciente não necessita ir para um ambiente ambulatorial e/ou hospitalar para realização de quimioterapia infusional (de acesso venoso). “Isso diminui o desconforto para os pacientes que tem acesso difícil, além de permitir que ele faça o uso do medicamento em casa ou no trabalho sem comprometer sua rotina habitual”.

Emília pontua que a administração é feita de forma simples e rápida, mas, ainda assim o paciente durante o tratamento deve ter o acompanhamento do profissional farmacêutico.  “No âmbito da assistência farmacêutica, cabe a nós, profissionais, prestar orientação e acompanhar os usuários quanto aos fatores que colocam em risco seu tratamento, como por exemplo, o ambiente onde vivem, a melhor forma de armazenar e utilizar seus medicamentos para que a adesão farmacêutica alcancem os resultados desejados”.

Os farmacêuticos dizem que estes não são medicamentos baratos, mas, acabam sendo uma alternativa de terapia farmacológica a depender da classificação e estágio da doença. “Antigamente o paciente só tinha opção de terapia farmacológica via acesso venoso e hoje, já existem outras drogas em utilização na terapia oral antineoplásica. A recente inclusão do Venotoclax, no rol dos medicamentos, garantindo a sobrevida e no tratamento, pode ser considerado como de primeira linha de escolha para pacientes com Leucemia Linfócita Crônica (LLC), quanto LMA (Leucemia Mielóide Aguda)”.

 

RAFAEL CAMARGO gerente corporativo da SCA marcou presença ao lado dos franquiados MARCOS COSTA+THAYSA ALMEIDA - junto com uma das colaboradoras, Isa Russo
RAFAEL CAMARGO gerente corporativo da SCA marcou presença ao lado dos franquiados MARCOS COSTA+THAYSA ALMEIDA - junto com uma das colaboradoras, Isa Russo - Foto: SILVERLAND CLICKS
 

 

Fornecedores do empreendimento e corretores prestigiaram a noite de lançamento
Fornecedores do empreendimento e corretores prestigiaram a noite de lançamento - Foto: SILVERLAND CLICKS
 

 

Foto: SILVERLAND CLICKS
 

 

Foto: SILVERLAND CLICKS
 

 

Foto: SILVERLAND CLICKS
  


FAX... FAX

Hoje tem bolo+guaraná para Ranieri Vergetti, Cinthia Coelho, Levino Jr. e Alê Alves…


Em pesquisa realizada pelo ModaComVerso, 48% dos consumidores entrevistados afirmam preferir produtos de empresas que apoiam causas socioambiental…


Por isso a Calvin Klein se junta ao movimento para promover moda consciente…


UNINASSAU promoveu evento sobre Diversidade Sexual e Saúde Mental…


Atividade promoveu reflexões relacionadas a temática e a realidade de pessoas LGBTQIA+.



PING PONG

Quem?

JARDEL SOUZA, farmacêutico, membro do Grupo de Trabalho de Farmácia Clínica do CRFAL


Casos de dengue, zika e chicungunya cresceram no primeiro quadrimestre de 2022…

O percentual de aumento de dengue foi de aproximadamente 500%, os de zika 437,5% e de chicungunya de 969%.


Qual o período de incubação viral?

Pode ser de 3 a 15 dias. Os primeiros sintomas iniciam-se um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença. As formas clínicas podem ser clássica, hemorrágica e síndrome do choque da dengue, portanto, é imprescindível o repouso e a verificação de ausência de focos do Aedes para não proliferação do vírus.


Quais medicamentos devem ser evitados no caso de suspeita?

AAS, aspirina, coristina D, cetoprofeno, diclofenaco, piroxicam e ibuprofeno e outros. É necessário ter cautela na hora de se automedicar, por isso, sempre busque auxílio de um profissional de saúde para evitar os riscos que estes medicamentos podem trazer.

Os salicilatos são utilizados para diminuir a capacidade de coagulação do sangue e acabam sendo extremamente perigosos em casos de dengue hemorrágica. 


E os corticoides?

Ainda que não haja estudos conclusivos, a recomendação atual é não tomar medicamentos à base de corticoide em suspeitas de dengue. Pessoas com problemas renais, como a insuficiência, por exemplo, devem ter um cuidado extra ao tomar esse tipo de medicação, que só pode ser prescrita por um médico por ser metabolizada quase que totalmente pelos rins.


E qual a orientação?

Ingerir líquidos para evitar a desidratação. Nos casos de dengue a febre é um dos sinais mais comuns e para evitar a desidratação deve-se tomar água, sucos, água de coco que ajudam na reposição de eletrólitos e hidratação do corpo.

Mais matérias
desta edição