app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
James Silver

Confira os destaques do colunista nesta edição - 09/09/2022

[email protected]

Por James Silver | Edição do dia 09/09/2022 - Matéria atualizada em 09/09/2022 às 04h00

PESSOAL  JANGADA

A neo edição do Projeto Velas & Telas - idealizado por Mirna Porto - teve início ontem com homenagens póstumas aos inesquecíveis Miguel Torres, Edgard Bastos, Vicente Ferreira e Achiles Ecobar. Falaram sobre esses artistas e suas obras, respectivamente, Rogério Gomes, Lula Nogueira, Tânia Pedrosa e Chico Simas. A área de expo é próxima ao Marco Referencial - na orla - e a programação navega (literalmente!) até domingo, projetando a fina flor de nossa arte contemporânea. No line-up, no gente do calibre de Martha Arruda, Persivaldo Figueiroa, Rosivaldo Reis, Salles Tenório, Pedro Lucena, YARA PÃO (foto) e grande elenco.

 

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
  


MEETING

GISELLE BUARQUE (foto) é embaixadora do WedPro, evento que promete reunir os Maiores Especialistas em Marketing e vendas para Fornecedores de Casamentos - em mais de 05 Horas compartilhando conhecimento e experiências - com profissionais do calibre de Fernando Terra, Mari Dedivitis, Roberto Cohen e Vinícius Favale.

 

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
  


YESTERDAY

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 6,6% da população brasileira não sabia ler e nem escrever no ano de 2019. Isso significa que aproximadamente 11 milhões de pessoas eram analfabetas. 

No dia 08 de setembro comemorou-se o Dia Mundial da Alfabetização: data criada pela Organização das Nações Unidas, por meio da UNESCO.


+YESTERDAY

A ONU instituiu essa data como comemorativa no intuito de acentuar a relevância do aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação para o desenvolvimento socioeconômico mundial, enfatizando cada vez mais essa questão como “essencial para a dignidade e os direitos humanos”.


GREEN

Os espaços de ativação da Natura no Rock in Rio - que vai até domingo - estão bombando! 

Com mais de 50 artistas e ativistas da Amazônia na concepção, execução e line up, a NAVE é uma instalação audiovisual de 360 graus que convida a uma imersão no vasto universo multicultural da maior floresta tropical do mundo. 

O Portal promove uma experiência sinestésica sobre a Amazônia em diversas dimensões através de conteúdo imersivo. 

A Loja Pop Up convida a experimentar os produtos e conhecer mais sobre a atuação da marca na Amazônia, incentivando os visitantes a fazerem escolhas de consumo que transformam o mundo.

A experimentação e entrega de brindes da make Faces faz o convite para ousar, expressar e criar com orgulho de ser quem é, e traz uma coleção exclusiva com seis novos batons cremosos.



FAX... FAX

As fashionables AVIA WANDERLEY+MARIZA PACHECO+GENEILDES CARVALHO nas viradas de coleção que movimentaram o circuito…

 

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
  

12ª edição da ArtRio’22 vai ocupar a Marina da Glória entre os dias 14 e 18 de setembro…


Aninha Loureiro manda avisar que, com destaque para itens de perfumaria, Boti Promo chega com descontos de até 50% em produtos selecionados…


Falando nisso… O.U.i Paris - marca de alta perfumaria também representada em Alagoas e Sergipe pela família Loureiro - propõe uma viagem inusitada aos castelos franceses com os lançamentos Élégance Royale e Mystère Royal…


Os carros da BMW e MINI terão interiores veganos a partir de 2023…


Na terça, 13, às 10h30, a Coral lança o Colour Futures™ 2023, apresentando a Cor do Ano…


Com apresentação de Maurício Arruda e Bela Gil, Djamila Ribeiro, Ary Fontoura e Thalita Carvalho - que recentemente esteve em Maceió em evento com a Casas Jardim - de special guests... 


Hoje tem bolo+guaraná para Dóris Meire, Cícero Rocha, Juliana Rosa e TARSO SARMENTO (foto) - que ganha coro de parabéns puxado pela wife, Rachel.

 

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
  


PING PONG

Quem?

TÚLIO AUGUSTO, artista plástico proprietário do Estúdio Alavantú, onde atua como curador de arte popular, principalmente do cenário nordestino

 

Foto: André Nery
  

Teve estreia na Design Weekend…

O Estúdio Alavantú apresenta “Balancei, Balançou” - exposição no Ateliê Roda, em São Paulo, que joga luz à arte e design alagoano por meio de fotos do fotógrafo André Nery e um balanço assinado por Jasson. Marcando nossa estreia na 11ª edição da DW – Design Weekend, que acontece até 11 de setembro.


De que fala a mostra?

As relações afetivas, as histórias resgatadas da infância e os “causos” contados por ancestrais ganham movimento e novos contornos na exposição “Balancei Balançou”. Convidando o público a mergulhar em uma reflexão de resgate a afetividade de memórias – vividas e relatadas.


Jasson é conhecido por criar cadeiras emblemáticas…

Sim, pedimos para o artista “cortar” as pernas da cadeira, na intenção de criar o balanço para dar a ideia de “flutuar”, e assim, trazer leveza em contraponto com a brutalidade da madeira, que mesmo rústica, se apresenta na natureza em uma infinita variação de formas, movimentos, de torções a nós. Ele é conhecido por criar verdadeiros tronos. E agora, sem os pés, permite que nos balancemos em nossas próprias memórias.

Quem nunca esteve em um balanço não sabe a sensação de sentir aquele friozinho na barriga misturada com o sorriso largo que surge quando o balanço sobe. E essa brincadeira de criança vira de adulto quando olhamos nossos álbuns fotográficos, quando conseguimos reviver coisas que nos fazem sair da nossa zona de conforto.


Esses conceitos foram mesclados a que ideia?

Por histórias, contadas pelos mais velhos, de que um dia, o sertão vai virar mar.

Jasson também já ouviu muito falar disso, e como apaixonado por ambos – sertão e mar – criou o balanço que movimenta as concepções enraizadas sobre o Nordeste, visto como um lugar de miséria e pobreza, para levar o expectador à uma outra ponta: O sertão que conheço é verde, de céu azul, às vezes de chão rachado, outras vezes de chão alagadiço; um chão forrado de quartzo branco, cactos que aparecem como verdadeiras colunas imperiais e pássaros coloridos como o Carcará, uma ave de rapina que com sua coroa de penas amarelas, é conhecido como o rei do sertão.


Esse colorido também aparece nas casas, nas vivências do cotidiano e na concepção do que aquele lugar representa para as pessoas que ali vivem…

A vivacidade que habita os artistas do cenário da arte alagoana é repleta de cores e materiais da natureza, incluindo o reaproveitamento de madeiras de árvores mortas ou que descem pelos rios na época de chuva. Viram pinturas, esculturas, e toda expressão artística que contam histórias, que expressam sentimento e demonstram sensibilidade extrema.


LevezaXrusticidade, sertãoXmar: coisas antagônicas, mas que, no final das contas, se encontram…

O Rio São Francisco nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e corta diversos estados, para também banhar parte do Sertão Alagoano, no município de Belo Monte, que é a terra de Jasson. E por meio de suas corredeiras de água forte vai desembocar no meio do mar.

Mais matérias
desta edição