app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5712
James Silver

Confira os destaques do colunista nesta edição - 10/11/2022

[email protected]

Por James Silver | Edição do dia 10/11/2022 - Matéria atualizada em 10/11/2022 às 04h00

RED CARPET

Acontece hoje a solenidade de entrega da Medalha de Mérito Silvio Vianna e a Uncisal estará mais uma vez representada na mais alta honraria aos servidores do estado com a médica neonatologista Andrea Maria Pinheiro Tenório de Magalhaes, coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade Santa Mônica.

A história da laureada com a amamentação começou ainda durante sua residência, quando enxergou a importância do líquido mais precioso na vida dos recém-nascidos, principalmente os prematuros.

A médica é conhecida também por ser sensível às demandas sociais de saúde da população alagoana.



PRATA DA CASA

Rede que tem Carlinhos Maia como sócio já está presente em Arapiraca, Delmiro Gouveia, Maceió, Marechal Deodoro, Maragogi e Piranhas e mais 300 lojas em todo o Brasil.

Linha Premium da The B-Burgers tem hambúrgueres gourmet com nomes exóticos como Vulcão, Chedão e BBQ, com blends criados pelo chef Ítalo Bruno.


STICKER

A agência de Anderson Baumgartner inovou na apresentação do time para a temporada de moda - São Paulo Fashion Week N54 - que acontece de 16 a 20 de novembro, na capital paulista. 

Tops como Carol Trentini, Alessandra Ambrósio, Shirley Mallmann, Sasha Meneghel, P.A, Marlon Teixeira e Candice Swanepoel foram transformados em figurinhas colecionáveis.

Com 100 imagens, new faces e belezas com diversidade também compõem o álbum House of WAY, além da “série dourada” - que reúne capas nas mais prestigiadas publicações do segmento - em tiragem limitada foi destinada a profissionais do ramo.



INFLUENCER

A arquiteta CRIS NUNES (foto) circula pelos showrooms de arquitetura, automação e decor para garimpar as promo durante a Black Friday até o dia 25 de novembro.

 

Foto: Divulgação
  


PING PONG

Quem?

ROGÉRIO BARBOZA, ortopedista do Grupo Hapvida Notredame Intermédica


01 a cada 1000 bebês no país… desenvolvem o Pé Torto Congênito, uma má formação caracterizada pela alteração nos ligamentos, músculos, tendões e ossos do pé, que se desenvolve ainda na gestação. 


Por que o problema não pode ser negligenciado?

Pois a permanência da deformidade é capaz de impedir o uso de sapatos comuns e dificultar o andar da criança, além de ser um problema de saúde pública que provoca problemas sociais e econômicos na vida do pequeno e seus familiares. Daí a importância do diagnóstico precoce.


Quais as causas?

Acredita-se que pode estar associado a fatores genéticos, ambientais e posturais. Alguns estudos também atrelam a deformidade a doenças como paralisia cerebral, mielomeningocele, artrogripose e, mais recentemente, a síndrome congênita da infecção pelo vírus zika. O ideal é que o tratamento seja iniciado já nas primeiras semanas de vida.


Gessos, cirurgias e órteses:

O tratamento mais eficiente é o método de Ponseti, que consiste na manipulação do pé e na aplicação de gessos semanais na área afetada.

Após a retirada do último gesso, o pé torto geralmente estará corrigido, sendo indicado o uso de órteses até os quatro anos de idade para manter a posição máxima de abdução do pé e permitir a mobilidade dos joelhos.

Em casos mais graves, pode ser necessário intervenção cirúrgica e tratamento com fisioterapeuta para o fortalecimento dos músculos da perna da criança e apoio dos pés no chão.

Mais matérias
desta edição