app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
James Silver

Confira os destaques do colunista nesta edição - 15/11/2023

[email protected]

Por James Silver | Edição do dia 15/11/2023 - Matéria atualizada em 15/11/2023 às 04h00

PELO FUTURO

 

Foto: Divulgação
 

Com investimento de R$ 1,7 milhão, Equatorial+Ufal inauguram usina solar que vai proporcionar desenvolvimento de pesquisas acadêmicas na área de energias renováveis.  Estiveram presentes no evento: o presidente da distribuidora, Humberto Soares, o reitor da UFAL, professor Josealdo Tonholo, Márcio Cavalcante, coordenador do PID, a secretária de Educação Superior, Denise Pires, o diretor do MCTI, Amilton Mendes e o executivo do PEE, Júlio Cesar Mendes.



ECOS DA SPFW

 

Foto: Divulgação
 

Na fila A do desfile de João Maraschin - designer com reconhecimento internacional com o olhar voltado para matérias-primas sustentáveis e produção artesanal - o casal PEDRO BIAL+MARIA PRATA.



TABLADO

Com duas apresentações - nos dias 18 e 19/11 - marcadas para Maceió, Tom na Fazenda vem arrebatando o público por onde passa, tendo sido visto por mais de 65.000 pessoas em mais de 350 apresentações - marcando presença nos principais festivais de teatro do mundo, como: o Festival de Avignon, na França, e o FTA - Festival TransAmériques, em Montreal.

Em março, a convite do Théâtre Paris-Villette, realizou uma temporada de um mês em Paris com recorde de público e bilheteria, recebendo elogios do Le Monde.

Pela sinopse: após a morte do companheiro, Tom viaja para o funeral no interior rural. Lá conhece o cunhado, um camponês viril e violento que insiste em esconder o relacionamento de sua mãe enlutada. Nesta fazenda, mentir é a primeira condição de sobrevivência. Sangue e lama sujam as palavras e engrandecem os corpos transfigurados pelas emoções para revelar a grandeza trágica e universal deste texto necessário.



BFSHOW

A primeira edição da Brazilian Footwear Show - numa collab do presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, com a NürnbergMesse - acontece entre 21 e 23 de novembro, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre, e já tem confirmados mais de 130 players de 29 países, entre eles, África do Sul, Austrália, Canadá, Egito, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Rússia, Reino Unido e países latinos.



FALANDO NISSO…

A concorrência desleal com plataformas internacionais de e-commerce, que desde agosto estão isentas de impostos de importação para remessas de até US$ 50, vem impactando a indústria calçadista nacional.

Dados elaborados pela Abicalçados apontam uma distorção de crescimento no consumo aparente e queda na produção. Entre janeiro e setembro, o setor produziu 618,5 milhões de pares, 1,6% menos do que no acumulado do ano passado. Já o consumo aparente, no mesmo período e no mesmo comparativo, cresceu 1,9%, para 550,9 milhões de pares. Como consequência, na medida em que o consumo aparente apresenta crescimento superior à produção, infere-se que as importações estão sendo o vetor de incremento, em detrimento da produção local.

Os reflexos da concorrência injusta em favor dos produtos comercializados pelos marketplaces, já se apresentam no estoque de emprego do setor, já que a indústria criou apenas 391 empregos em setembro e tem saldo negativo de 333 postos no acumulado de 2023.

Mais matérias
desta edição