Coluna Social
Dia da Pizza — Breno, Leopoldo e Dedé Gama brindam os 40 anos da SuperPizza
A diretoria executiva do Sebrae, Domicio Silva, Keylle Lima e Juliana Almeida, recebeu o prefeito de Mar Vermelho

CAPIBA
Já que está na ‘Veneza brasileira’ a convite do Sebrae — para cobrir a participação alagoana na Fenearte (aguardem os highlights na coluna de sexta) — este colunista ficou por dentro desta informação:
Atuando com novo conselho administrativo desde abril, o Recife Convention & Visitors Bureau, sob direção executiva de Hellen Lopes, registrou 230 eventos, atingindo o patamar de 46% da meta prevista para 2025, com público estimado de mais de 32 mil pessoas, gerando um impacto econômico de mais de R$ 50 milhões.
FAX... FAX

A diretoria executiva do Sebrae, DOMICIO SILVA, KEYLLE LIMA e JULIANA ALMEIDA (foto) recebeu o prefeito de Mar Vermelho ANDRÉ ALMEIDA para a formalização à adesão da proposta de implantação dos programas Cidade Empreendedora e Educação que Transforma...
972 famílias perderam o desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica por falta de atualização cadastral em Palmeira dos Índios…
Petrucia Lopes é a special guest do Espaço SEBRAE de Economia Criativa na Fenearte para palestra sobre o Inovação e o Bordado Filé…
Na pauta, o processo para o registro de Indicação Geográfica, os benefícios e as novidades da IG Mundaú-Manguaba, hoje, das 18 às 19h.
ROTONDA
Já que hoje, 10 de julho, é celebrado o Dia Nacional da Pizza — data que comemora esse prato tradicional da culinária italiana e que faz parte do gosto brasileiro — a coluna destaca um ‘case’ de grande sucesso na área.

Há 40 anos, três irmãos, BRENO, LEOPOLDO e DEDÉ GAMA (foto), deram o primeiro passo para realizar um sonho: abrir uma pizzaria em Maceió. Nascia ali a Super Pizza que virou cenário de histórias e encontros à mesa com pizza quentinha (numa receita indefectível em vários sabores!) e muito afeto.
“Nesses 40 anos foram centenas de empregos gerados, portas abertas para tantos talentos e o privilégio de fazer parte da vida de tantas pessoas. A Super Pizza é sobre pizza, sim. Mas é, antes de tudo, sobre gente”.
3X4
Quem?
MELLINA FREITAS, Secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa.
O quê?
Produção do antropólogo Levy Félix Ribeiro que reúne relatos, imagens e informações sobre a tradição artesanal que atravessa gerações no agreste alagoano: a renda de bilros. A série de movimentos coordenados, onde as rendeiras cruzam e entrelaçam os fios guiadas por um gabarito fixado sobre uma almofada, parece um balé manual. A tensão dos fios, a precisão nos pontos (cheio, rede ou folha) e o cuidado com os detalhes resultam em peças únicas, aplicadas em roupas, enxovais e afins.
Onde?
Considerada um dos maiores símbolos da cultura popular de Alagoas, a renda de bilros do município de São Sebastião acaba de ganhar um importante registro histórico e cultural.
Quando?
Foi lançado no último mês o Inventário Renda de Bilros.
Por que?
“Preservar e valorizar tradições como a renda de bilros é garantir que a história e a identidade do nosso povo continuem vivas. São práticas como essa, mantidas pelas mãos habilidosas de mulheres como a nossa mestra Maria de Clarice, que nos conectam com nossas raízes e inspiram as novas gerações”.
FALANDO NISSO…
A tradição da Renda Singeleza, um dos patrimônios do nosso hand made, ganha destaque em uma oficina gratuita que será realizada neste 12 de julho, às 14h, na Casa Tanto, em Maceió.
A ação faz parte do projeto ABC da Singeleza e será conduzida pela Mestra Soninha, reconhecida como Patrimônio Vivo de Alagoas em 2024, cuja trajetória inspira novas gerações de rendeiras e designers. Além da prática artesanal, o público participante terá acesso a uma introdução teórica com as professoras Adriana Guimarães e Josemary Omena, da Ufal, que lideraram, em 2004, o projeto de resgate e valorização da renda singeleza.