Coluna Social
Escultora alagoana entre as indicadas ao Prêmio PIPA’25 de arte contemporânea
E mais: a nova Mestra do Patrimônio Vivo de Alagoas

FAX... FAX
Simone+Roberto Gonçalves, com consultoria de Martha Medeiros, investem na praia do Patacho, na Rota dos Milagres, que ganha o ENTREÁGUAS - com 80 residências exclusivas em uma área de 83,4 mil m2…
A artista visual Laryssa Andrade lança e-book Sobrenome, um ensaio fotográfico sobre memória e identidade…
A AGU pediu prioridade no julgamento da lei de igualdade salarial entre mulheres e homens…
A Secult lançou nova Rede de Pontos de Cultura, fortalecendo atuação comunitárias no Estado…
Iniciativa integra a Política Nacional de Cultura Viva e reconhece 28 pontos e três pontões de cultura distribuídos por todas as regiões de Alagoas…
A Conasa Águas do Sertão abriu novas vagas de emprego reforçando o compromisso com inclusão de PCDs em Alagoas…
O Museu Palácio Floriano Peixoto celebra a riqueza dos nossos folguedos com expo inédita…
“Na Alegria dos Folguedos, o Colorido dos Encontros” ficará aberta ao público de 18 a 30 de agosto…
Depois de passar por Arapiraca, a expo “O Gilberto Vai Ficar!”, que celebra a tradição das máscaras dos bobos, passa por Maceió de 18 a 22 de agosto, das 15h às 19h, na Casa Tanto…
E em Porto de Pedras, de 28 a 31 agosto, durante a Festa do Bobo…

A mais nova Mestra do Patrimônio Vivo de Alagoas, MARTA ARRUDA (foto) - abraçada pelos colegas João Lemos e Persivaldo Figueiroa.
GREEN
50 artesãos da Ilha do Ferro estão reutilizando madeiras provenientes da supressão vegetal, originário das obras de medidas para reparar os impactos da desocupação nos bairros ‘afundados’ previstas no Acordo Socioambiental, assinado pelo MPF e Braskem, com a participação do MPE e adesão do Município de Maceió.
ABRE ASPAS
“A matéria prima doada viabiliza a nossa produção e ao mesmo tempo nos dá o tempo necessário para plantar novas árvores e garantir madeira de forma sustentável no futuro”.
YANG DA PAZ FARIAS, presidente da Associação dos Artesãos da Ilha do Ferro.
MONTBLANC
Hoje, às 18H, o Sest Senat, em Arapiraca, será palco do lançamento do livro “Gestão de Águia”, da especialista em administração estratégica de pessoas, NEUZETE DOMINGOS (foto).

A obra apresenta o “Método Áquila” - proposta inovadora voltada a líderes que buscam mais eficácia. O evento promete reunir um público seleto interessado em novas práticas de liderança e transformação organizacional.
3X4
Quem?
LYARA CAVALCANTI, escultora e arquiteta que está entre as indicadas ao Prêmio PIPA’25, um dos mais importantes da arte contemporânea brasileira.

O quê?
Com raízes profundas na cultura local, ela transforma a madeira em obras que unem tradição e contemporaneidade. Seu trabalho não é considerado arte popular, mas revela a herança dos mestres de ofício, que atravessa origem, gerações, lugares socioeconômicos e categorias da história da arte.
Por que?
Sua trajetória é marcada pela influência do seu avô e dos grandes mestres artesãos do estado, reconhecidos pelo original trabalho com o entalhe. “Quero evidenciar que além de paisagens incríveis, artesanato, arte popular e gastronomia, somos ricos também na produção de arte contemporânea, e temos artistas produzindo aqui, buscando viver desse trabalho como qualquer outra profissão, sem romantizar nem marginalizar.”
Como?
Para participar da votação final do Prêmio PIPA Online, entre no link: https://www.premiopipa.com/lyara-cavalcanti. Clique em VOTE AQUI e confirme com o e-mail, através do código enviado.
JE SUIS DÉSOLÉ | ERRAMOS
Na edição de ontem desta coluna, o termo amuse-bouche (pequena iguaria servida antes da refeição) foi publicado de forma incorreta, saindo como “amouse bouche”. Lamentamos o equívoco. Pardon aos caros leitores.