app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
José Elias

Confira os destaques da política alagoana #JE13112019

.

Por JOSÉ ELIAS | Edição do dia 13/11/2019 - Matéria atualizada em 13/11/2019 às 06h00

Lula virou uma incógnita, voltou a ser o cara mais discutido do Brasil, novamente menina dos olhos da mídia, mas seu futuro é incerto. Ainda não conseguiu explicar as acusações de corrupção que o levaram à prisão e, sem justificar os erros, fica difícil. Na nova caminhada, terá que vencer´os obstáculos.

Não é mais o mesmo fisicamente, cabelos brancos, sem a esposa, o irmão e o neto e, politicamente, cheio de desgastes. Será que terá fôlego para atravessar uma estrada - por onde andou, corpo erguido, com o maior crédito do mundo? O povo está desconfiado, de cara troncha, pensando em dar o troco. A saída dele – remota – está nos desacertos do presidente Bolsonaro que, até agora, só trocou desaforos com aliados e adversários. Se souber comer pelas beiradas, não afunda o barco, vai prosseguir viagem, mesmo sem cargos. Ficando de cima, Congresso continuará navegando de acordo com a maré. # # # Se seus argumentos fracassarem, Lula terá que se contentar como escritor, publicando um livro de memórias.

Brasil livre

Na emoção da festa em Curitiba, Paulão ligou para Alagoas no meio da multidão. Abraçado com Lula, passou o telefone para o ex-presidente, que havia saido da cadeia, e falou com Eduardo Bomfim. “Deputado, Brasil está livre novamente!” - ficou com voz embargada. “Vamos acabar com as injustiças!”

sobre lula

Preparada primeira pesquisa em Alagoas para avaliar comportamento do povo sobre a saida do Lula da cadeia. PT vai botar o time em campo para evitar que os números sejam distorcidos na fala dos entrevistados dentro dos questionários. “Estamos de olhos abertos!” - avisou o presidente Ricardo Barbosa.

Sem definição

Fernando Collor revelou que o quadro eleitoral está indefinido em todas as instâncias em Alagoas. “Não se pode cantar de galo antes de o voto entrar na urna!” - declarou o senador, direto de Brasília. “A decisão soberana independe da vontade dos que se julgam donos da opinião das ruas!” - completou.

jogo natural

Não adianta forçar o jogo, falou Galba Novaes, opinando sobre a disputa de prefeito de Maceió. Para ele, povo escolherá naturalmente, longe das pressões e das conversas fiadas. “Pesquisas não significam o resultado final das eleições!” - emendou o deputado. “Só sairei com aval do meu grupo e das ruas!”

Não teme eleição

Kelmann Vieira avisou aos adversários que não tem medo de eleição. “A sociedade me conhece, aprova meu jeito de trabalhar e está sempre ao meu lado!”- confessou ao deputado Dudu Ronalsa. Vereador e presidente da Câmara disse que as urnas não aceitam placares encomendados, produzidos no escuro.

Com outra cara

Cabelos brancos, bigode bem feito, vendendo saúde, Rogério Teófilo está politicamente de cara nova. Os números desfavoráveis das pesquisas, agora estão a seu favor. “Estamos caminhando pra reeleição!” - bateu no peito o prefeito de Arapiraca, copo na mão, com vontade de derrubar uma dese de uisque.

Respeito mútuo

Apesar das intrigas dos aliados de cada lado, eles se respeitam, sem dar o braço a torcer. Marcos Madeira e Fernando Sérgio Lyra, nas ruas, trocam farpas nos bastidores. Os analistas de plantão em Maragogi preferem não arriscar palpites, sob a alegação de que será um clássico com final imprevisível.


» To vivo, cabeça erguida, chutando a bola pra frente: Pés no chão, pisando firme na pista traçoeira sem rachaduras.

» De Rui Palmira, num grupo de aliados, sobre 2020: “Deixe o carnaval passar...” - fechou a porta da frente.

» Ademir Cabral para Fábio Farias: “Ta na hora de começar os ensaios porque o Natal está se aproximando”

» Quiseram saber se o médico Zé Wanderley Neto ainda está disponível na política: “To fora!” - disparou.

» PP não quer abrir o jogo, mas ninguém descarta Biu de Lira no ano que vem; No interior? - esfregaram as mãos.

» Ex-deputado Chicão voltou a frequentar às rodas do PSDB: “Essa alma quer reza!” - gritou o ex-vereador Jorge VI.

» No silêncio, Angela Garrote faz projeto de desenvolvimento, para Palmeira dos Índios: Deputada tá animada.

» A roda gigante da eleição de prefeito de Maceió começou a girar: Por enquanto, David Davino e JHC estão de cima.

Mais matérias
desta edição