app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5696
José Elias

Confira os destaques da política alagoana #15112019

.

Por JOSÉ ELIAS | Edição do dia 15/11/2019 - Matéria atualizada em 15/11/2019 às 06h00

A balança política, em baixa, ainda não apresenta ingredientes que possam mostrar o mapa eleitoral de Alagoas. Ninguém bota a cara de fora, silêncio comanda ações e, na vitrine, manequins sem cabeça. Veteranos preferem o esconderijo a ficar debruçados na janela, olhando a banda passar.

O relógio não gira, ruas desertas, esquinas vazias e, nos bares, eleição do próximo ano não entrou na resenha dos fuxicos. Facadistas amolam a navalha, malandragem prepara discurso e bajuladores não sabem por onde começam a enganar. Montam a metralhadora giratória para enfrentar candidatos. Armados até os dentes, todos vão iniciar a guerra que, no final, prejuizo e conta sobram nas costas do povo. Não honram promessas de beira de estrada e, na favela do Sururu, tomam café, almoçam e jantam. Pra matar o tempo, bebem cachaça com miseráveis que, na fartura, apressam a morte. # # # Mas como em festa de pobre, que de repente fica rico, tudo acaba em confusão, safadeza e reclamação.


ele vai escolher

Teotonio Vilela não solta o jogo, amarra a estratégia e prefere ficar na defesa. Na opinião do ex-governador, Rui Palmeira escolherá o mandato que vai disputar em 2022. “O que ele quiser!” - sentenciou. “Governador ou senador!” - ajeitou a gola da camisa amarela. “Alagoas é maior do que todos nós!”.


Com bolsonaro

Primeiro a levantar a bandeira de Bolsonaro em Alagoas, empresário Paulinho Jacaré vai a Brasília. Terno e gravata, apertará a mão do presidete que apostou no escuro. Na conversa, ele disse que vai entregar ao Planalto um nome novo, respeitado, sem vícios, para ganhar a prefeitura de Maceió em 2020.


Bola do palácio

Palácio estaria guardando uma carta para bater no dominó armado para a próximo ano. Vereador, deputado estadual e agora federal, Isnaldo Bulhões Filho pode surgir como bola da vez para prefeito de Maceió. Seu nome estaria sendo mantido em sigilo para ser lançado de surpresa nas composições.


Não pode parar

Lessa ganhou duas eleições majoritárias como fenômeno eleitoral. A primeira – prefeito de Maceió, com Heloísa Helena vice – solitário, sozinho, palanque vazio. Pra governador, em seguida, quase desacreditado, torcida nanica. Se vacilar agora, sem equipe nem galera, Lessa pode levar outra surra na disputa de 2020.


ainda está vivo

Cadeira do conselheiro Cícero Amélio, afastado por Brasília, muito disputada no Tribunal de Contas de Alagoas. Interesses de todos os lados tentam preencher a vaga nos cochichos dos gabinetes fechados. Amélio está vivo, avisam amigos do ex-deputado, em casa, se recuperando de tratamento médico.


Não admite papo

Dois grupos sondaram grupo Coringa, de olho na eleição que vem ai. Tentaram convencer o empresário Zé Alexandre a disputar de novo vaga de prefeito de Arapiraca. Com o ex-deputado Marcelino Alexandre, não tiveram apoio para lançar um nome. Também receberam sinal vermelho de Betinho Alexandre.


Povo vai dizer

Lideranças políticas do interior procuram diarIamente Maurício Quintela. Todas querem saber o rumo do ex-ministro dos Transportes, hoje secretário estadual de Infraestrutura. “Na hora certa, o povo vai dizer!” - respondeu ao ex-deputado Alves Correia, em Arapiraca. “O meu termômetro sãoas ruas!” - fechou.


» Deputado Cesar Malta ainda viveu uma ´época boemia na Assembleia Legislativa: Foi sepultado omtem.

» Tambem enterrado ontem o juiz de Direito Geraldo Palmeira: Filho do empresário Benedito Palmeira.

» Da ex-deputada Lucila Toledo, ontem, caminhando na praia: “Vamos resgatar a força política de Cajueiro!”

» Heth Cesar sobre Lessa candidato a prefeito de Paripueira: “Ele quer tomar meu lugar la?” - fez a pergunta

» Do deputado Jota Duarte em Maceió: “Vamos procurar a paz política e social em Palmeira dos Índios!”

» Disparo de Juca Carvalho, de cara feia: “O PPS será o fiel da balança na eleição de prefeito de Maceió!”

» Advogado Geraldo Mota, na Praça dos Martírios: “O MDB só não faz o prefeito de Maceió se não quiser!”

Mais matérias
desta edição