JOSÉ ELIAS
Confira os destaques da política alagoana #JE20112019
.

Debate sobre a antiguidade, com citações de nomes, lembrou personalidades da política de Alagoas. Em cima da mesa, o velho Palácio dos Martírios e o histórico prédio da Assembleia Legislativa. Se o jornalista Enio Lins tivesse lá, ia sugerir logo a elaboração de um livro, contando um misto de maldade, inocência e ruindade.
Em torno da roda, jogando conversa fora, Eduardo Bomfim, Edberto Ticianelli, Thomás Beltrão e o cientista Joinha. Papos de arrepiar, desde os cabelos da barba, passando pelos pelos do peito, chegando às pernas. Na crista da onda, o governador Silvestre Péricles, com seu jeito bruto e ignorante, que chamou atenção do país. Perto da meia noite, cerveja já fazendo efeito, entrou em pauta assombrações vistas por deputados e funcionários palacianos. “To com medo!” - abriu a boca Joinha, pedindo pra ir dormir em casa. Sem dinheiro para o taxi, Bomfim o levou de carona, em frente ao cemitério da Piedade, encostado ao Necrotério, perto de uma funerária. # # # No outro dia, na varanda do PCdoB, xiita James Gagueira caiu na gargalhada e, gago, não disse uma palavra.
É provocação?
Pescando no interior, Cícero Almeida puxou a orelha dos seus adversários. “Se me provocarem novamente, troco de roupa e sou candidato a prefeito!” - mandou o recado. “Todo mundo sabe que quem construiu a nova Maceió fui eu!” - ajeitou o bigode, pretinho, comendo um pedaço de peixe, tirado na hora.
Resultado azul
Independente de qualquer resultado, Rafael Tenório levanta a bandeira de campeão, concluiu Zé Emílio. Empresário vitorioso, sabido nos negócios, MDB histórico afirmou que seu maior trunfo foi passar de pobre pra rico. “E com Alfredo Gaspar de Mendonça, construirá uma nova Maceió!” - completou.
Ganhou de novo
Tremulando bandeira, engenheiro Thomáz Beltrão comemorou volta de Lula às ruas. “O Brasil venceu outra vez!” - festejou novamente, dando um murro na mesa, num bar da Massagueira. O ex-vereador explicou que democracia se faz com atitudes. “Vamos botar o povo nas ruas de novo!” - prometeu.
Sofá terrível
Chico Holanda senta no sofá desconfortável, lugar de quem perde a eleição. Mesmo ele saindo da luta na reeleição de deputado, voltou a levar chá de cadeira. “A gente sem mandato é terrível!” reclamou. “Sente os pregos entrando pelas coxas!” - fez cara feia, como tivesse com fortes dores no corpo inteiro.
Fica eternizado
Jota Duarte fez uma interrogação num grupo de ex-deputados, tomando água de coco. “Quem não quer ser governador pelo menos por um mês?” - levantou a voz. “Quando morre, leva a bandeira de Alagoas no caixão!” -pediu silêncio. Marcos Ferreira, da época dele, se ilnteressou e pediu mais detalhes.
Lessa com kátia
Advogado Heth Cesar lançou uma chapa, prometendo tocar fogo na campanha de Maceió. “Lessa prefeito e Kátia vice não é um par lindo?” - perguntou, na sede do PDT, com Jurandir Boia como testemunha. “É só o começo de outra caminhada vitoriosa!” - pediu um copo d´água, alisando as pontes de safena.
Resgatar nome
MDB pretende resgatar nome de Soareste, craque no futebol pelo CSA. Ele está fora da política, mas com reduto forte. “Nâo tem cara de prefeito de Maribondo?” - pediu apoio dos amigos, no restaurante, Ademir Cabral. Soareste já ameaçou, vestir a camisa e, depois, desistiu do sonho da família.
» Zé Alexandre lança sexta livro de memória em Arapiraca: Dono do grupo Coringa conta toda sua história.
» Na mesma festa, receberá a comenda Gustavo Paiva: Das mãos de Zé Carlos Lira de Andrade.
» Mesma mesa outra vez os empresários Rafael Tenório e João Feijó: A paz voltou a imperar.
» PTdoB quer fechar a chapa de prefeito de Maceió: Deputada Flávia Cavalcante vice de Santa Rita.
» Gilvan Barros, pai, depois de rodar o interior de Alagoas: “Vamos ter muitas novidades!”
» Advertência de Guilherme Palmeira, em Maceió: “Voto derrota muitos eleitos por antecipação!”
» Jornalista Jorge Oliveira mora agora em Portugal: E de lá, escreve para o semanário Extra.