app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
José Elias

Confira os destaques da política alagoana #JE30112019

.

Por JOSÉ ELIAS | Edição do dia 30/11/2019 - Matéria atualizada em 30/11/2019 às 06h00

Fechado novembro, entra neste domingo o mês de dezembro, nascimento de Jesus Cristo, que, com certeza, ajudará a eleger bons prefeitos e vereadores em Alagoas. Festas à vista, política não sai da agenda, cheia de interrogações. Nos bastidores, torpedos bem escritos levam recados a aliados e adversários.

Quem troca elogios publicamente agora, dia seguinte, em palanque diferente, se atraca em críticas ferrenhas. Não existe lealdade na disputa do voto. E solidariedade, da boca pra fora, só por interesses pessoais. É por isso que os inocentes se empolgam, engolem corda, mas desistem da viagem. Quem disse que Teotonio Vilela Filho não se junta a Lessa pode perder a aposta a qualquer momento. Rui Palmeira e JHC não se falam, parece até rompimento, se bem que vitória em política une gregos e troianos. Abrahão Moura e Heth Cesar não se unem em Paripueira? Depende das composições. # # # A vida pública é o momento, porque, em questão de segundos, muda-se de lugar como se troca de roupa.


NOS BASTIDORES

PP trabalha nos bastidores para apresentar um nome de surpresa em 2020. As articulações nesse sentido vêm de Brasília e, nos cochichos, passam pelas lideranças do Congresso Nacional. O partido, lá, acredita no potencial eleitoral, em Maceió, do ex-senador Biu de Lira, que, como mineiro, fechou a boca.


ACORDO À VISTA

Quem pensa que Ronaldo Lessa está dando bobeira, ratou o tiro. Ex-governador se mobiliza para ser o candidato favorito a prefeito de Maceió. Sem avisar, visitou o PPS de Régis, Juca e Urânio Ferro. Já discutiu com Heloísa, que foi sua vice, chances da esquerda se juntar de novo pra uma outra jornada.


REFORÇO DE PESO

Médico Florisvaldo Pereira recebe reforço de peso se aceitar ser o futuro prefeito de Joaquim Gomes. O cardiologista Zé Wanderley Neto se ofereceu para participar ativamente da campanha e ser seu secretário de Saúde. Ele ocupou importantes cargos em Alagoas, como senador e vice-governador.


JÁ TÁ DENTRO

Lula telefonou para o jornalista Adelmo dos Santos, amigo dos tempos das vacas magras. “Vamos reiniciar a caminhada, compadre?” - fez o convite, de São Paulo. “Já tô dentro, companheiro!” - respondeu, rápido, o ex-presidente do PT. “Escreveremos uma nova história!” - emendou dos Santos.


VAI OFICIALIZAR

Acompanhado de um grupo de vereadores, Kelmann Vieira vai papear com Rui Palmeira. Comunicará, de forma oficial, ser candidato a prefeito de Maceió. “O movimento ganhou uma dimensão, que agora não posso recuar!” - sustentou o presidente da Câmara, sentado num banco da Praça Deodoro.


AGUARDA CARTA

Quiseram saber de Galba Novaes se ele já sabia o que irá fazer no próximo ano. “Ainda não sei de nada!” - reagiu, encostado na porta de casa, no Tabuleiro do Martins. “Sou um fiel seguidor da orientação das ruas!” - adiantou o deputado, recebendo aceno de amigo que passava na calçada: “Bom dia, Prefeito!!!”


MEDO DE MORRER

Marcos Toledo avisou que a caminhada do Avante começa por Maceió. “Elegeremos o prefeito Ricardinho Santa Rita e uma bancada expressiva na Câmara!” - abriu sinal. “Em 2022, teremos candidatos a governador e senador!” - revelou, sem querer fazer sugestões, embora tenha nomes na agenda.


» Dom Antônio Muniz está internado na Santa Casa: A senadora Ada Mello cuida do arcebispo. » Do ex-prefeito Corintho Campelo, outra vez na luta: “Maceió precisa privilegiar a todos iguais!” » Pastores evangélicos invadem o campo político: Andam em direção à Câmara de Vereadores. » Convidaram Sebastião Canuto para testar de novo o seu prestígio: “Pelo CSA ou CRB?” » Pesquisas apontam Manoel Gomes de Barros bem em União dos Palmares: Voto ainda voa. » Chicão e Chico Holanda, gordos, andando na praia: Povo parou pra olhar o desfile dos dois. » Apresentaram fotos a Carlinhos Três Irmão de Heth Cesar e Abrahão Moura: “Voto em branco!”

Mais matérias
desta edição