loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > José Elias

JOSÉ ELIAS

Confira os destaques da política alagoana #JE06122019

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Passado recente, a fraude sempre aparecia em primeiro lugar, campeã de votos. Candidatos desconhecidos se transformavam em “fenômenos” quando urnas se abriam e anunciavam os vitoriosos. Surpresas nas ruas deixavam o prestígio dos que se identificavam com o povo lá embaixo.

Mendonça Neto perdeu, apertado, pra Divaldo Suruagy na corrida ao Senado e boatos circulavam no Estado. “Ganhou no papel, mas o eleito sou eu!” - gritava o fogoso deputado, tentando se valorizar. Fiscalização frouxa, compra de consciência generalizada, eleição não passava de uma farsa. Muitos não participavam da campanha, viravam estranhos no ninho na multidão, mas “compravam” o diploma. Situação que provocou comentário do então deputado Moacir Andrade, depois de ser cassado pela ditadura. “São ricos turistas, que passeiam nos gabinetes do parlamento!” # # # Eleitores e pretendentes ao cargo de autoridade, hoje em dia, tiraram a mão “boba” da massa.

POLÍTICA DINÂMICA

Quiseram saber de Teotonio Vilela Filho se o senador Rodrigo Cunha poderia ser o candidato a governador. “A política é dinâmica, companheiro!” - reagiu, almoçando, na Bodega do Sertão, com o PSDB. “Eu não disse...” - arregalou os olhos Jorge VI, espiando o prato cheio de Beto Jucá, ao lado do Chicão.

TÁ DESCARTADO?

Rui Palmeira calado, boca trancada, mas alguns assessores desconfiam do silêncio do prefeito. Relação com Lessa, ao invés de avançar, recuou e os canais de contatos se fecharam. Comentários na Câmara de Vereadores estão no campo das interrogações. Pé do ouvido, Lessa está descartado.

VOTO INDIVIDUAL

Experiência política de longas datas, Rubens Villar entende que eleição não está decidida. Ex-deputado disse que senador Collor detém o maior volume de votos individuais no Estado. “Onde o presidente chega, o povo sai às ruas para festejar!” - deu um depoimento, caminhando na Ponta Verde.

OPINIÃO DAS RUAS

Carlos Ronalsa tentou juntar Galba Novase e David Davino Filho no mesmo palanque. “As duas forças unidas ganham a eleição de prefeito de Maceió!” - disse o deputado. “Melhor escutar opinião do povo nas ruas!” - entrou no papo Marcos Barbosa, presidente do CRB, emitindo segundo pitaco.

MESMA FÁBRICA

Juca Carvalho armou novamente a metralhadora giratória contra os candidatos a prefeito. “São todos iguais em Maceió!” - gritou, com raiva, no café da manhã, na Jatiúca. Dirigente do PPS comparou os personagens do voto com farinha do mesmo saco. “Calçam sapatos do mesmo fabricante!”.

CARTAS NA MESA

Kelmann Vieira quer colocar cartas na mesa para visualizar o xadrez do voto. Propõe um encontro de portas fechadas com nomes do lado de Rui Palmeira. “Vamos discutir Maceió e as eleições do próximo ano para tirar dúvidas!” - chamou para o ringue Marcelo Palmeira e Eduardo Canuto.

PULANDO A PONTE

Ex-deputado Júnior Leão defendeu a união dos municípios do Agreste para atravessar a interminável crise. “Seus representantes políticos precisam dar às mãos e pular ponte que ameaça cair!” - conclamou, em Arapiraca. Linguagem diferente, Leão contou que conta sobra nas costas do povo.

» Fábio Farias comandou muitas eleições majoritárias: “Candidatos a prefeito já estão no gatilho!” » Jornalista Fernando Araújo, editor do Extra: “Se o voto não for valorizado, a pancada será bem maior!”. » Deputado Paulão jura mudar o jogo a partir de 2020: “Peso do Lula nas ruas vai garantir vitória!” » Ricardinho Santa Rita na cabeça em algumas pesquisas: “Estamos chegando!” - diz Marcos Toledo. » Juca Carvalho, tomando cerveja com camarão: “Maceió elege prefeito da Barra de São Miguel!” » Galba Novaes sobre ano que vem: “O silêncio do povo é um sinal de que vem coisa nova por aí!” » De Alves Correia, humorista, deputado e vereador: “Querem subestimar inteligência das ruas!”

Relacionadas