app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
José Elias

Confira os destaques da política alagoana #JE15012020

.

Por JOSÉ ELIAS | Edição do dia 15/01/2020 - Matéria atualizada em 15/01/2020 às 06h00

Cargo é uma coisa, poder é outra e, nas ruas, todos são iguais diante do julgamento do povo. Ao contrário de antigamente, hoje a sociedade aprendeu, está deixando de levar cacetada e vai à forra. Devolve troco de acordo com a prática dos candidatos Copa do Mundo.

O Brasil disputa o campeonato mundial no mesmo ano que as eleições indicam governador e senador. De quatro em quatro anos, a população liga o rádio e a TV para torcer pela pátria. E, logo em seguida, comparece às urnas para eleger nomes de sua preferência. A fraude reduziu, a corrupção está acabando, mas, por baixo dos panos, ainda acontecem trairagem. Insatisfeitos reclamam que seu lugar no parlamento está sendo ocupado por corpos estranhos. Ou seja, perderam a corrida, na calada da noite, para o poder econômico. # # # Pedro Alves, médico e vereador: “Não paga o aluguel e, depois, tomam o apartamento!”


CURVAS DO TEMPO

Marx Beltrão não gosta de falar sobre futuro político. Prefere enfrentar as curvas do tempo, como argumentam amigos e assessores. Sobre o governo do Estado, em cuja participação muita gente bota fé, confessa que vai depender da conjuntura. Também não dá opinião sobre composições que vêm por aí.


SEPAROU A FICHA

MDB de Alagoas já separou ficha em que Alfredo Gaspar de Mendonça colocará sua assinatura. O procurador-geral de Justiça vai se filiar para montar uma ampla aliança partidária visando à disputa do fim do ano para cargo de prefeito de Maceió. Marcada para o próximo dia 20, a data da festa pode ser transferida.


LESSA COM RÉGIS

Pergunta que rolou nas mesas do Bar da Gil, no Poço, entre socialistas, comunistas e democratas: “E se a chapa for Ronaldo Lessa e Régis Cavalcante?” - todo mundo olhou para Juca Carvalho. “Sei não, companheiro!” - ficou sério o dirigente do PPS. “É decisão da executiva municipal!” - tirou o corpo.


UNIR CONTRÁRIOS

Rui Palmeira dará o pontapé inicial na caminhada que começou em direção ao Palácio. Vai convidar Teotonio Vilela, Biu de Lira, Thomáz Nonô e Rodrigo Cunha com o mapa da eleição para prefeito em cima da mesa. Assessores deles concordam que a chapa de Maceió sairá desse encontro tido como decisivo.


DESISTIU MESMO?

Circulam rumores na Câmara de que Kátia Born teria desistido de disputar volta ao poder em Maceió. Entre os vereadores, nos gabinetes, corre a informação de que ex-prefeita desistiria da pretensão de sentar de novo na cadeira. Não fosse vice da chapa, ocuparia cargo de secretária da Saúde do município.


FIM DA MESMICE

Ex-deputada Lucila Toledo defende mexida de gestões em muitos municípios de Alagoas. Pela sua ótica, a máquina precisa passar pela oficina para trocar o óleo. “Ideias novas com decisões coletivas!” - sugeriu a ex-secretária estadual de Assistência social. “Na política, não se pode continuar na mesmice!”


» Rui Palmeira trocando de partido: Rolou ontem nos gabinetes dos deputados, na Assembleia. » JHC anuncia dois grandes reforços no PSB: Não libera os nomes pra evitar fuxicos dos vizinhos. » Santa Rita vice de Ronaldo Lessa: “Ou Lessa vice de Ricardinho!” - fez o conserto Marcos Toledo. » Sondagem feita em Arapiraca: Rogério Teófilo disparou, segundo o ex-deputado Júnior Leão. » Ex-deputado Pedro Vilela será candidato a prefeito de Viçosa: Se JHC não disputar em Maceió. » Muita gente quer ser prefeito: “Temos que projetar futuro de Palmeira!” - diz deputado Jota Duarte. » Lucila Toledo vestiu a roupa de candidata: Ex-deputada promete resgatar a felicidade em Cajueiro. » Heth César vê Abrahão Moura enganado em Paripueira: “Acha que povo faz o que ele quer!”

Mais matérias
desta edição